Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2008 - 17h06

Protógenes admite uso de agentes da Abin na investigação da Operação Satiagraha

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O delegado Protógenes Queiroz admitiu hoje que a Operação Satiagraha contou com a colaboração de agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Ele depõe para a CPI das Escutas Clandestinas da Câmara dos Deputados.

Ele negou que a Abin tenha dado apoio logístico para a Operação Satiagraha --que investiga crimes financeiros e chegou a prender o banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito Celso Pitta e o financista Naji Nahas.

"Não teve participação da Abin enquanto instituição, mas de alguns membros da Abin. Alguns oficiais que mantêm relação de trabalho [com a PF] participaram. Nas interceptações telefônicas, só participam policiais federais", afirmou.

Em São Paulo, a defesa de Humberto Braz, braço direito de Daniel Dantas, disse que ele procurou Humberto Chicaroni porque temia estar sendo vítima de uma campana montada pela Abin. Os três respondem a processo por corrupção por tentar subornar um delegado da Polícia Federal com o objetivo de excluir o nome de Dantas das investigações.

Segundo o advogado Renato Moraes, Braz procurou Chicaroni porque ficou sabendo que Chicaroni prestava serviços terceirizados para Abin. "Humberto Braz fora vítima dias antes da campana de membros da Abin e isso preocuparia qualquer pessoa. Por conta disso ele contatou advogados que localizaram uma pessoa que prestaria serviços a Abin para descobrir porque ele estava sendo acompanhado pela agência. Ele temia que poderia ser seqüestrado.

A defesa afirma não haver nenhum diálogo entre Dantas e Braz tratando de propina ao delegado da PF Vitor Hugo Rodrigues Alves Ferreira. "Não há nenhum diálogo entre Daniel Dantas e Humberto Braz que mencione propina ao delegado. Qualquer interpretação nesse sentido ela é unilateral da Polícia Federal", afirmou.

Comentários dos leitores
Bira Monteiro (23) 29/01/2010 17h31
Bira Monteiro (23) 29/01/2010 17h31
JUSTIÇA BRASILEIRA:
Imagine aquela estatual que representa a justiça como ela realmente deveria sr. A balança que ela segura estaria pendendo para o lado em que a bandeja estaria cheia de ouro e a venda nos olhos é transparente. Esta é a justiça brasileira. Besta de quem acha que dinheiro não compra qualquer coisa.
1 opinião
avalie fechar
Rubens Gigante (1) 29/01/2010 17h25
Rubens Gigante (1) 29/01/2010 17h25
Erro de Protógenes: Mexer com banqueiro. sem opinião
avalie fechar
Ruben Rodrigues (4) 29/01/2010 16h04
Ruben Rodrigues (4) 29/01/2010 16h04
Rui, o Itamar e o Sarney NÃO foram eleitos pelo voto popular........ assumiram o posto por acidente. 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (5059)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página