Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2008 - 19h16

PSDB retoma negociação de aliança com DEM na 2ª; Serra deve comandar aproximação

Publicidade

WANDERLEY PREITE SOBRINHO
colaboração para a Folha Online

Segunda-feira que vem foi o dia escolhido pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), para entrar definitivamente nas eleições municipais de São Paulo. Será ele o principal articulador da retomada da aliança dos tucanos com o DEM, independentemente de quem for para o segundo turno: o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) ou o prefeito e candidato à reeleição Gilberto Kassab (DEM).

A Folha Online apurou que o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), mandou congelar as negociações envolvendo kassabistas e alckmistas e definiu que, a partir de segunda-feira, ele e o governador serão os articuladores da retomada da aliança com o DEM na próxima fase da campanha.

A negociação para reconstruir a parceria terá duas frentes: Guerra, de Brasília, vai oficializar as conversas informais que já trava com o deputado federal Rodrigo Maia, presidente nacional do DEM. Em São Paulo, Serra embarca na campanha para negociar o mesmo no âmbito municipal.

Se Kassab for para o segundo turno, a tarefa de Serra será bem mais difícil do que a de Guerra. Na esfera nacional, o acordo entre as duas siglas depende, praticamente, de um anúncio oficial. Em São Paulo, no entanto, Serra terá dificuldades para convencer os tucanos partidários da candidatura Geraldo Alckmin (PSDB) a embarcar na campanha de reeleição do prefeito.

Ressentidos com a falta de apoio de parte do PSDB a Alckmin nestas eleições, alguns alckmistas prometem responder os serristas com a mesma moeda. Se Alckmin ficar de fora, seus apoiadores devem acabar apoiando formalmente Kassab, mas dificilmente participarão de sua campanha no segundo turno.

Alckmin

Em razão do clima tenso entre kassabistas e alckmistas, Serra ainda não decidiu se vai pedir o apoio explícito de Alckmin a Kassab caso o tucano não avance para o segundo turno. Ele só fará o convite se o ex-governador acenar com essa possibilidade.

Comentários dos leitores
M Mig (647) 27/10/2008 12h26
M Mig (647) 27/10/2008 12h26
Tem gente que aionda tem o complexo adolecente de elite x classes menos favorecidas...
Quando será que essas pessoas vão colocar os pés no chão e tirar a cabeça das nuvens.
Gabeira só não ganhou por que Paes teve apoio dos evangélicos do Crivella.... Simples assim...
4 opiniões
avalie fechar
M Mig (647) 27/10/2008 11h51
M Mig (647) 27/10/2008 11h51
Parabéns a cidade de São Paulo pela escolha do prefeito Kassab e principalmente pelo repúdio à candidata petista Marta Suplicy, a má administração e ao nefasto uso dos recursos públicos que ela representa. 6 opiniões
avalie fechar
Antonio Carlos Carvalho (8) 27/10/2008 10h46
Antonio Carlos Carvalho (8) 27/10/2008 10h46
Apenas para lembrar: o Gabeira foi o candidato da elite!!!! 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2689)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página