Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2008 - 16h30

Diretor de Inteligência da PF diz que "maletas" não têm condições de realizar escutas

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O diretor da Divisão de Inteligência do Departamento da Polícia Federal, Daniel Lorenz de Azevedo, disse nesta quarta-feira à CPI dos Grampos que a PF dispõe de dez maletas para a realização de varreduras. Mas o delegado reiterou que esses equipamentos não têm condições de realizar escutas telefônicas. Segundo ele, desconhece que outros órgãos federais dispõem dos mesmos equipamentos, numa referência à Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

"Muito se propala que essas malas são capazes de fazer. É um engodo porque elas têm uma série de limitações. Não estamos escondendo nada", afirmou Azevedo, que é policial federal há 29 anos e delegado há 12. "Eventualmente, pode funcionar como equipamento para interceptação telefônica."

Em setembro, durante depoimento à CPI, o diretor-adjunto afastado da Abin, José Milton Campana, afirmou o mesmo que Azevedo de que essas maletas não têm condições para realizar escutas telefônicas.

Segundo Campana, a Abin não comprou os equipamentos com a finalidade de executar grampos, mas sim varreduras em áreas de segurança, uma vez que só conseguiriam captar informações até 100 metros de distância. No depoimento hoje à comissão, Azevedo não forneceu detalhes, apenas confirmou o que disse Campana.

Também no mês passado, o ministro Nelson Jobim (Defesa) disse ter sido informado sobre a existência de maletas compradas pela Abin em conjunto com o Exército para a execução de varreduras ambientais que teriam capacidade para realizar grampos telefônicos. A informação de Jobim gerou uma série de especulações.

Comentários dos leitores
Mael Nogueira (49) 07/08/2009 12h00
Mael Nogueira (49) 07/08/2009 12h00
Sobre a matéria:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u606408.shtml
Está na hora da OEA intervir no SENADO e enviar observadores internacionais, caso contrário, o SENADO brasileiro entrará numa crise sem precedentes e isso poderá desestabilizar a democracia no país e a OEA deve obrigar a colocar os Senadores para trabalhar e votar os projetos encalhados e acabar de vez com a ganância pelo poder e cuidar dos seus proprios interesses e de seus partidos políticos.
O SENADO está sendo uma vergonha para o Brasil, parem com esta guerra e coloque a pauta de votação em dia!!!
sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (221) 01/07/2009 20h00
Monica Rego (221) 01/07/2009 20h00
Demo tucano e a mídia conservadora tudo a ver!!! 2 opiniões
avalie fechar
Rui Vendramin (1) 01/07/2009 14h25
Rui Vendramin (1) 01/07/2009 14h25
E agora? Será que aquela "revista" semanal, o Senador e o Ministro que afirmaram à Nação que houve diálogo, destes últimos, grampeado, serão chamados a explicar - e comprovar - o que de fato ocorreu? ou aquela "notícia" foi divulgada supostamente apenas para desmoralizar a investigação da PF sobre o Banqueiro condenado? 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1562)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página