Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2003 - 13h48

Na Suíça, Lula inicia reuniões com dirigentes de diversos países

da France Presse, em Evian (França)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou hoje, em Lausane (Suíça), uma série de reuniões com dirigentes de vários países, paralelamente à Cúpula do G8 de Evian (leste da França).

Lula chegou ao aeroporto de Genebra pela manhã e foi para Lausane, onde se encontram os líderes dos 14 países em desenvolvimento convidados ao G8. Ali, ele deve se encontrar no meio da tarde com os presidentes do Senegal, Abdulaye Wade, e da África do Sul, Thabo Mbeki, com os quais vai discutir sua próxima viagem a vários países africanos em agosto.

Em seguida, Lula participa de um encontro com o príncipe herdeiro Abdalá, da Arábia Saudita. À noite, o presidente suíço, Pascal Couchepin, prepara uma recepção para os presidentes de países convidados.

Barco

Amanhã, Lula vai cruzar de barco o lago Lemen desde Lausane até Evian, onde começará o encontro ao meio-dia local com um almoço oferecido pelo presidente francês, Jacques Chirac, anfitrião da cúpula.

Depois, Lula discutirá com o presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, o andamento das negociações de livre comércio entre a União Européia e o Mercosul.

O presidente do Brasil também conversará com o presidente russo, Vladimir Putin, com quem vai "examinar a situação internacional".

Na segunda-feira de manhã, Lula participará, junto com seus colegas dos países convidados, de um café da manhã oferecido pelo presidente chinês, Hu Jintao. Depois, vai se reunir com o dirigente indiano Atal Bihari Vajpayee.

À tarde, ele tem um encontro marcado em Genebra com o diretor da Organização Internacional do Trabalho, o chileno Juan Somavia. Lula terminará a viagem com um discurso na organização.

Leia mais
  • Saiba mais sobre a cúpula do G8

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página