Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2009 - 08h24

Réus no caso do mensalão pedem depoimentos de testemunhas no exterior

Publicidade

ANA FLOR
FLÁVIO FERREIRA
da Folha de S.Paulo

Os réus do mensalão vão insistir que o STF (Supremo Tribunal Federal) colha depoimentos de testemunhas de defesa residentes no exterior, apesar de o ministro Joaquim Barbosa, relator do caso, ter exigido a comprovação de que os relatos são imprescindíveis.

A exigência de Barbosa se baseia na mais recente legislação contra o retardamento de processos, a lei 11.900/2009. Foi mais uma medida do ministro para acelerar o andamento da ação, na tentativa de evitar a prescrição dos crimes.

Tales Castelo Branco, advogado do publicitário Duda Mendonça e de sua sócia Zilmar Fernandes, questiona a constitucionalidade da medida. "Primeiro, é uma avaliação subjetiva [se a testemunha é ou não necessária]. Segundo, é uma antecipação da defesa."

Castelo Branco disse que irá avaliar com sua cliente --Zilmar arrolou duas testemunhas no exterior, em Portugal e na Argentina-- a importância dos testemunhos.

Dez dos 39 réus do processo pediram, ao todo, que 13 pessoas residentes no exterior sejam ouvidas na ação: sete em Portugal, três na Argentina, dois nos Estados Unidos e um nas Bahamas.

O STF fala que os testemunhos representariam um custo "astronômico". Segundo estimativa do tribunal, só em relação a três dos depoentes o custo seria de R$ 19 milhões, por causa da tradução das mais de 18 mil páginas da ação para envio às autoridades estrangeiras.

De acordo com o advogado José Luis Oliveira Lima, que defende o ex-ministro José Dirceu, o depoimento das duas testemunhas que vivem em Portugal é necessário para garantir a plena defesa.

Para obter depoimentos de pessoas no exterior, a Justiça envia um pedido ao Judiciário estrangeiro para que um juiz do país ouça a testemunha.

Comentários dos leitores
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Rui,
Mau Político é um Pleonasmo Vicioso. Algo como subir para cima, entrar para dentro ou sair para fora...
sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Nossos maus politicos são como animais carniceiros comendo nossa carcaça, enquanto não restarem apenas nossos ossos não largarão a mamata. 2 opiniões
avalie fechar
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Não vi na notícia do mensalão referência ao Gov. José Serra, mas sim ao PT, ao José DIRCEU, Luiz Gushiken, etc.
Eu vejo os desesperados PeTófilos quererem associar tudo de ruim ao nome de Serra, das chuvas (o dobro da média para o período) às mortes pelas chuvas (muito menos do que no Rio de Janeiro - Angra dos Reis e Ilha grande, cidades e estado governados pelo PMDB, aliados do PT), à enchente no Jardim Pantanal, instalado lá há quase 40 anos, ou seja passou por Abreu Sodré, Maluf, Pitta, Jânio, Erundina, Marta, Serra e Kassab (não nesta ordem), em área de invasão, notadamente em cota mais baixa que o rio Tietê. Agora a culpa é do Serra...
Daqui mais um pouco vamos ler comentários afirmando que o terremoto no Haiti foi culpa do Serra...
É cômico o desespero desse pessoal.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (3061)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página