Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2003 - 16h26

Propostas da Sudene e da Sudam estarão prontas no final do mês

da Folha Online

As propostas de recriação da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) e da nova Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) estarão prontas até o final deste mês.

Ambas superintendências, cujas propostas serão encaminhadas pelo ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, serão recriadas com a mesma matriz institucional e o mesmo leque de instrumentos creditícios e de incentivos fiscais.

Os governadores do Amapá, Waldez Góes, do Amazonas, Eduardo Braga, de Roraima, Flamarion Portela, de Rondônia, Ivo Cassol, e do Pará, Simão Jatene, se reuniram em Belém (PA), na última semana, com Ciro Gomes e com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e decidiram manter a sigla Sudam na denominação da nova instituição que coordenará o processo de desenvolvimento econômico e social da região. Os governadores do Acre e do Tocantins, representados pelos seus secretários de planejamento, acompanharam a decisão.

A pedido do ministro da Integração Nacional, os governadores encaminharão ao ministério, até segunda-feira (23), sugestões para instruir o documento final de recriação da Sudam.

Recriação

Os governadores elogiaram a decisão de Lula de aplicar tratamento isonômico para a recriação dos dois organismos. Os chefes dos Estados também elogiaram a decisão do presidente de, por meio da nova Sudam, permitir a efetiva participação da sociedade e de sua liderança política na construção e implementação de um novo modelo de desenvolvimento regional diretamente vinculado ao planejamento estratégico nacional.

A secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional, Tânia Bacelar, apresentou aos governadores as diretrizes que nortearão a recriação da Sudam e da Sudene, cujo objetivo principal será o de promover a inclusão social, através de programas e ações ambientalmente sustentáveis que contemplem a geração de emprego e renda, observando a diversidade sociocultural.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Entenda o caso da extinção da Sudene e da Sudam
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página