Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2003 - 08h32

D. Eusébio é nomeado cardeal pelo papa

Publicidade

da Folha Online

O papa João Paulo 2º anunciou hoje a nomeação de 31 novos cardeais, que se juntarão aos 109 cardeais-eleitores no próximo dia 21 de outubro em um consistório no Vaticano. Na lista está um brasileiro: o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Eusébio Oscar Scheid, 70.

A nomeação de dom Eusébio também faz com que ele se torne apto para ser eleito papa.

O novo cardeal atuava na Diocese de Florianópolis e foi transferido para a Arquidiocese do Rio de Janeiro em 2001. Dom Eusébio foi o sucessor de dom Eugenio Sales.

Para analistas, a nomeação dos novos cardeais pode ser a última medida do papa para tentar exercer influência sobre o grupo que vai escolher seu sucessor após sua morte.

Conservador

Considerado conservador, Scheid causou um forte impacto ao chegar ao Rio de Janeiro, já que defendeu a despenalização das drogas. Uma iniciativa desse tipo em todo o mundo --disse o novo cardeal em uma famosa entrevista que concedeu à revista "Isto é"-- "seria um passo importante para a humanidade. Não acho que faça aumentar o número de consumidores".

Em contrapartida, Scheid sempre se manifestou contrário à homossexualidade e ao divórcio. Dois dos livros que escreveu são dedicados à família: "Preparação para o casamento e a vida familiar" e "Introdução à pastoral familiar".

Cardeais

O papa nomeou cardeais 19 bispos de igrejas locais, assim como um de seus colaboradores, o ministro de Relações Exteriores, monsenhor Jean-Louis Tauran, e outros seis membros da cúria romana.

Também foram distinguidos quatro eclesiásticos, entre eles o teólogo da casa pontifícia, o dominicano suíço Georges Marie Cottier. O nome de um dos novos cardeais ainda não é conhecido.

Até este domingo, eram 164 cardeais, 55 dos quais de mais de 80 anos. O grupo nomeado hoje também será responsável pela escolha do papa que substituirá João Paulo 2º quando ele morrer.

Com agências internacionais

Leia mais
  • D. Eusébio defende a despenalização das drogas e torce para o Bangu
  • Arcebispo diz que recebeu nomeação com naturalidade
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página