Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2009 - 15h51

Temer quer homenagear Moreira Alves em galeria na Câmara dos Deputados

Publicidade

da Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), disse hoje que quer imortalizar, em uma das galerias da Casa, o jornalista e ex-deputado federal Marcio Moreira Alves, morto na noite de ontem, aos 72 anos.

"Quero ver se logo contrato alguém para traçar o perfil parlamentar do Marcio Moreira Alves para que fique inscrito não só nos anais da Casa, mas que fique divulgado também fora da Casa, o que era o Marcio Moreira Alves."

Reprodução
Moreira Alves estava internado desde outubro no Rio de Janeiro após um AVC
Moreira Alves estava internado desde outubro no Rio de Janeiro após um AVC

Após o velório do ex-deputado, realizado na Assembléia Legislativa do Rio, Temer disse que Moreira Alves é um exemplo de político para país, pela coragem, pertinência e franqueza.

"O Marcio era presente em todos os momentos nacionais. Até mesmo quando fez o discurso provocativo [contra o regime militar]. Essa provocação é que pôde gerar, muito tempo depois, a democratização do país", afirmou Temer.

O presidente da Câmara se referia ao discurso de 2 de setembro de 1968, apontado com um dos motivos para o Ato Institucional nº 5 (AI-5).

Editado pelos militares, o AI-5 determinava o fechamento do Congresso Nacional, a cassação de parlamentares, dentro os quais o próprio Moreira Alves, e a suspensão dos direitos políticos de muitos deles.

Após o velório, que durou toda a manhã, o corpo de Moreira Alves foi levado para o Cemitério do Caju, onde será cremado.

Comentários dos leitores
Luís da Velosa (677) 16/05/2009 10h27
Luís da Velosa (677) 16/05/2009 10h27
Enfim, depois desas manifestações de reconhecimento ao Marcito, chegamos ao sentimento de que deveríamos nos esforçar, à exaustão, para alcançarmos as suas concepções e ações mais eloquentes. sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (677) 06/04/2009 06h42
Luís da Velosa (677) 06/04/2009 06h42
Moreira Alves, exatamente pelo seu histórico de lutas políticas em prol de um país democratizado, civilizado, bem que merecia essa lembrança simbólica, mas que muito faz jús o homenageado. Mais uma vez o eminente professor presidente da Câmara dos Deputados, dá um exemplo irretardável e irretoquível à Casa do Povo e ao Brasil. sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (677) 05/04/2009 08h13
Luís da Velosa (677) 05/04/2009 08h13
Volto a dizer com Santo Agostinho: "A morte não é nada." "O que hoje é para mim, amanhã será para ti". Ontem foi Marcito, amanhã (ou hoje) serei eu; depois, não há de sobrar ninguém, como dizia-me um monge beneditino. Sempre e sempre... Por isso, se não houver a idéia e a crença na reencarnação, o que nos restará?! sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (12)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página