Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2003 - 10h00

28% dos prefeitos do país não têm 2º grau, diz IBGE

Publicidade

da Folha Online

A maioria dos prefeitos do país é homem, tem em média 48 anos de idade e nível de instrução superior à média da população, embora mais de um quarto não tenha completado o ensino médio, segundo perfil traçado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O instituto percorreu as 5.560 prefeituras brasileiras em 2001.

De todos os prefeitos que exerciam mandato em 2001, 40% tinham curso superior completo. Por outro lado, 28% não terminaram o segundo grau, sendo que 0,4% afirma não ter instrução --25 municípios.

De acordo como dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o grau de escolaridade dos prefeitos é maior em relação à população. Em 2001, apenas 21,7% dos habitantes no país com idade a partir de dez anos tinha pelo menos o ensino médio completo.

Os Estados que mais apresentaram prefeitos sem instrução foram Piauí (cinco municípios) e Maranhão (quatro municípios). O Pnad aponta que a população sem instrução ou com menos de um ano de estudo correspondia a 12,6% em 2001.

Reeleição

São os prefeitos sem instrução e com o primeiro grau incompleto os que detêm níveis de reeleição maiores, de 60% e 45% respectivamente. O estudo mostra também que os homens têm um percentual de reeleição superior ao das mulheres (41% contra 38%).

Nas eleições de 2000, 41% dos prefeitos conseguiram se reeleger. Os Estados com maiores índices são os do Nordeste, ao lado do Rio de Janeiro, Pará e do Mato Grosso do Sul.

Leia mais
  • Mulheres ocupam só 6,2% das prefeituras do país, aponta IBGE
  • Pesquisa do IBGE aponta que só 8% dos municípios têm cinemas
  • IBGE diz que maioria das favelas do país estão no Sul
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página