Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2004 - 19h53

Senadores tentam reverter decisão de Lula sobre correspondente

Publicidade

da Folha Online

Um grupo de senadores de diversos partidos deve se reunir amanhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tentar convencê-lo a reverter a decisão de cassar o visto de permanência no país do jornalista Larry Rohter, responsável pela matéria publicada pelo "New York Times" afirmando que o hábito de "bebericar" do presidente preocupava o país.

A reunião foi articulada pelo líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), que debateu com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), quem participará do encontro.

Segundo Mercadante, em conversa por telefone no início da noite, o presidente mostrou-se disposto a receber os senadores para uma conversa sobre o assunto. "Tenho certeza que, pela sensibilidade do presidente, essa audiência pode significar uma reversão deste quadro", disse.

Ele afirmou também que o cancelamento do visto do jornalista não é a melhor resposta à "calúnia e difamação" contidas na reportagem do "New York Times". "Achamos que temos que buscar outros instrumentos de defesa da imagem do governo. O cancelamento do visto não é a melhor resposta", afirmou.

Em nota assinada pela direção da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal, o presidente da Casa afirmou que "não poderia jamais deixar de solidarizar-se com Lula, diante das agressões e calúnias por ele sofridas, mas lamenta, no entanto, que a solução encontrada não seja a melhor, pois pode ensejar um debate negativo". Amanhã, Sarney irá ao Palácio do Planalto com a comissão de líderes do Senado.

Leia mais
  • Governo cancela visto de correspondente do "NYT"
  • Para EUA, cancelamento de visto de jornalista viola liberdade de imprensa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página