Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2004 - 08h46

Convenções partidárias marcam início das eleições em SP

Publicidade

da Folha Online

Este final de semana será marcado pela definição do cenário político para as eleições municipais na cidade de São Paulo. Neste sábado, PT, PSDB e PFL, três dos maiores partidos do país, realizarão convenções partidárias.

As legendas devem confirmar a adesão de diversas siglas e consolidar o tempo que cada coligação terá na TV. No dia seguinte, será a vez do PDT e do PL.

Com a definição dos candidatos, sobretudo Marta Suplicy (PT), José Serra (PSDB) e Paulo Maluf (PP) --que realizou convenção no semana passada-, a partir de segunda-feira a corrida pela sucessão municipal deverá ganhar força nas ruas.

PT

O PT prepara um ato político para referendar a candidatura da prefeita Marta Suplicy à reeleição. A chapa terá como vice o ex-secretário de Governo Rui Falcão, que deixou o cargo no mês passado para coordenar a campanha, com o apoio de PL, PTB e PC do B. Com os aliados, o tempo de TV será de cerca de 14min50s.

Em uma clara demonstração da importância atribuída ao pleito paulistano pelos partidos governistas, o evento, marcado para as 14h, no Expo Center Norte, terá a participação dos ministros José Dirceu (Casa Civil), Aldo Rebelo (Coordenação Política), Luiz Gushiken (Comunicação de Governo), Humberto Costa (Saúde), Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e Matilde Ribeiro (Igualdade Racial).

Além dos integrantes do governo federal, estarão presentes o vice-presidente da República, José Alencar, do presidente do PL, deputado federal Valdemar Costa Neto, e do presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson. Os dois partidos ddevemapoiar Marta.

PSDB-PFL

PSDB e PFL realizam suas convenções na Assembléia Legislativa, pela manhã. Os tucanos devem oficializar a candidatura do ex-ministro e ex-senador José Serra, enquanto o PFL deve apoiar Serra e indicar como vice o deputado federal Gilberto Kassab. Na TV, a coligação terá 14 minutos.

A escolha de Kassab foi anunciada no início da semana, mas não agradou a Serra. Um dos fatores que desagradaram aos tucanos é o fato de o deputado ter sido secretário de Planejamento de Celso Pitta (1997-2000) --indiciado por envio ilegal de dinheiro para o exterior. Um dos preferidos de Serra era o secretário estadual licenciado Lars Grael (Juventude).

Isolados

Com o fracasso da formação de uma quarta via para disputar as eleições, PMDB, PDT e PSB poderão enfrentar as urnas isolados. O projeto do bloco também previa a participação de PL e PPS. Os três partidos ainda negociam entre si.

Após desavenças com o PT municipal, que ofereceu cargos em troca de apoio a Marta, o PMDB do ex-governador Orestes Quércia sustenta a candidatura do deputado federal Michel Temer que, sozinho, teria quase oito minutos na TV.

O PSB deverá oficializar a candidatura da deputada federal Luiza Erundina, e o PDT referendar o nome do presidente da Força Sindical, Paulinho.

Impasse

O PP vive um impasse. Na semana passada, o PP lançou à disputa o ex-prefeito Paulo Maluf (1993-96). A candidatura, entretanto, ainda corre o risco de minguar devido à série de acusações contra ele de movimentação não declarada de milhões de dólares no exterior.

Sozinho, Maluf terá cerca de 5min50s na TV. Sua candidatura ainda não é oficial, já que a convenção da semana passada não foi registrada em ata pelo presidente municipal do partido, o deputado Celso Russomano, que também tinha a intenção de ser candidato a prefeito.

Um acordo entre Maluf e Russomano, intermediado pelo presidente estadual partido, Vadão Gomes, estabeleceu uma nova convenção para este fim de semana.

O PPS também concorrerá com o deputado estadual Arnaldo Jardim, e o Prona, com a deputada Dra. Havanir. Também concorrerão José Luiz de França Penna (PV), Francisco Rossi (PHS) e Dirceu Travesso (PSTU).

Leia mais
  • Serra e Marta oficializam candidaturas hoje em SP
  • Caravana ministerial apóia Marta Suplicy em SP

    Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre Celso Russomanno
  • Veja o que já foi publicado sobre Paulo Maluf
  • Leia mais na especial das Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página