Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2009 - 21h36

Polícia investiga morte de três índios no sul da Bahia

Publicidade

MATHEUS MAGENTA
da Agência Folha, em Salvador

A Polícia Civil da Bahia investiga a morte de três índios da aldeia pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (706 km de Salvador), em menos de uma semana. A investigação ainda não identificou suspeitos dos crimes.

Segundo a polícia, os índios Laércio Viana dos Santos e Silvio Santos Pereira (idades não divulgadas) foram sequestrados ontem por dois homens encapuzados, dentro da aldeia. Os corpos foram achados horas depois, com marcas de tiros, num matagal no município vizinho de Porto Seguro.

O terceiro índio, de 15 anos, também foi morto a tiros. Ele estava desaparecido desde o último dia 21, segundo registro na delegacia. O corpo dele estava no Instituto Médico Legal de Porto Seguro havia uma semana, mas só foi identificado por familiares ontem.

A polícia investiga a ligação das três vítimas com o tráfico de drogas na região. A hipótese foi levantada com base em informações passadas pelo cacique da aldeia de Coroa Vermelha, onde os índios moravam.

"O cacique Aruã disse por telefone que os três índios mortos tinham envolvimento com tráfico de drogas, mas não deu mais detalhes", afirmou Evy Paternostro, coordenador regional da Polícia Civil. O cacique deve prestar depoimento ainda nesta semana na delegacia de Porto Seguro.

Segundo Renato Fernando, delegado responsável pelo caso, não há histórico de morte de índios na região relacionadas ao tráfico de drogas. Ele caracterizou os assassinatos como "casos isolados". Os três índios foram enterrados nesta segunda-feira.

A aldeia pataxó de Coroa Vermelha ocupa uma área de 1.493 hectares, sendo pouco mais da metade de preservação ambiental. Cerca de 5.200 índios moram no local, segundo dados do governo da Bahia.

Comentários dos leitores
Alcides Emanuelli (2012) 31/01/2010 16h37
Alcides Emanuelli (2012) 31/01/2010 16h37
Estamos em outros tempos, não existe mais a pureza e sim a hipocrisia, tudo muda e a ambição por riquezas toma conta de todos os homens, índios ou fazendeiros.
A ambição por terras e o melhor negócio que existe, não precisa plantar nas terras é consegui-las, sendo esse o principal objetivos dos índios e dos fazendeiros, depois vem o negocio para quem trabalha é honesto e desenvolve a terra.
Para esse vai sobrar a oportunidade de arrendar essas terras, comprar essa terras de Índios e Fazendeiros e outros oportunistas e tirar o lucro que a terra pode propiciar.
Interessante ninguem fala que os sem terra daquela região que estão lá a mais de 20 anos estão produzindo, tantas toneladas de Arroz, de Soja de feijão, de milho.
Ninguem fala isso que os Índios tambem estão produzindo o mesmo nas terras que ganharão de presente da União, ninguem fala nada e todos querem as terras os objetivos são divernos!
O primeiro ojjetivo e os bons emprestimos do governo Federal com os Bancos Publicos, já estão por lá o BNDES, e a CEF.
Bem todos querem o principal o cerne sem precisarem trabalhar, depois da valorização vai vir o negocio e o dinheiro da vendo ou do Arrendamento e é claro vai ter uma lei que vai aprovar que os Índios possam vender parte das suas reservas que os assentados do MST, tambem possam vender e assim vai indo.
Apareceu esses dias na TV que assentados a mais de dois anos não conseguiam produzir nada e olhem que tem o MST por traz de tudo.
Muitos já venderam os lotes.
sem opinião
avalie fechar
juarez honorato Martins (66) 22/01/2010 21h44
juarez honorato Martins (66) 22/01/2010 21h44
Sr.Alziro Ribeiro(67). Sua colocação é altamente preconceituosa. Querendo dizer que tem indios que tem até camionetas, Porque eles não podem ter? Porque são indios? Eles tem o direito de ter tudo o que qualquer brasileiro tem. 1 opinião
avalie fechar
Alziro Ribeiro da Silva (72) 19/01/2010 21h49
Alziro Ribeiro da Silva (72) 19/01/2010 21h49
Não entendo porque os indios reclamam tanto, hoje há tribo que são proprietários de caminhonetes potentes, bens que a maioria dos BRASILEIROS nem pode pensar em te-los.!!!!!!! 6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página