Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2004 - 11h00

Marta leva campanha para eventos de vereadores e redutos do PT

Publicidade

KELLY CRISTINA
da Folha Online

A prefeita Marta Suplicy (PT) tem levado sua campanha de reeleição para salões de festas e eventos de candidatos a vereador e dos partidos que compõem sua coligação (PT, PTB, PSL, PTN, PL, PRTB, PC do B).

Desde o dia 6 de julho, quando foi autorizada a campanha eleitoral, Marta foi a candidata que mais apareceu em eventos de lançamento e/ou para apoiar candidaturas de vereador. No total, foram 20 vezes. Os principais adversários, por exemplo, José Serra (PSDB) e Paulo Maluf (PP), raramente abriram espaço em suas agendas para eventos desse tipo.

Segundo coordenador da campanha de Marta, deputado Ítalo Cardoso, trata-se de "um apoio de duas vias".

"A prefeita ajuda a candidatura dos vereadores e os vereadores ajudam a dela. Além do mais, a maioria na Câmara foi peça fundamental para garantir todas as realizações do primeiro mandato. Por isso, temos o maior interesse em garantir a eleição do maior número possível de vereadores compromissados com nosso programa de governo para o próximo mandato", afirma.

Análise

Para o cientista político Fernando Abrucio, professor da PUC-SP e da FGV, essa é uma estratégia que está tendo um efeito "brutal" para o crescimento da prefeita nas pesquisas. "Ela vai a lugares onde já tem apoio e aparece como alguém que está sendo homenageado, onde todo o mundo vai falar da Marta."

Ele afirma ainda que o alto índice de rejeição da prefeita --34%, segundo Datafolha, atrás apenas de Paulo Maluf -- deve ser reduzido na propaganda da TV. "A prefeita vai, tranqüilamente, reduzir esta rejeição na propaganda da TV. Por isso ela não tem motivo para se desgastar com o corpo-a-corpo nas ruas."

Adversários

Na contramão da agenda de Marta, o tucano José Serra, da coligação Ética e Trabalho (PSDB, PFL e PPS), participou apenas do lançamento da campanha a vereador de José Anibal, ex-presidente do PSDB.

"Isso porque o Zé fazia aniversário naquele dia. O nosso objetivo é colocar o candidato [Serra] nas ruas, ouvindo a população. E também não daria para prestigiar todos os vereadores", afirma Édson Aparecido, presidente municipal do PSDB.

"Marta é uma candidata que não tem coragem de fazer uma agenda pública, de andar nas ruas. Ela traduz na campanha os quatro anos da sua administração. Ela é arrogante e sempre tratou a cidade de forma distante", diz Aparecido.

Segundo o publicitário Renato Teixeira, que comanda a campanha de Paulo Maluf, candidato do PP, essa não é a prioridade na agenda do candidato, mas "é importante pois ajuda a eleger vereadores do partido para conseguir uma base de apoio ao governo".

A assessoria de Maluf não tem contabilizado o número de inauguração de comitês políticos ou festas de vereadores do partido que o candidato participou até agora, mas diz que "sempre que possível ele [Maluf] vai".

Contrapartida

Com o maior tempo na propaganda eleitoral no rádio e na TV --8min43s em cada um dos dois blocos de 30 minutos cada--, Marta tem usado parte do espaço destinado aos candidatos a vereador. A coligação PT, PTB, PSL, PTN, PL, PRTB, PC do B tem 310 candidatos a vereador.

Nos programas, costumam figurar senadores petistas, como Eduardo Suplicy e Aloizio Mercadante, que além de pedirem votos para a sigla, elogiam as ações da prefeita. Os postulantes à Câmara Municipal que concorrem pelo PT não falam e aparecem apenas em imagem congelada. São dividos em blocos, separados por propagandas de projetos de Marta, como o CEU (Centro Educacional Unificado).

O segundo maior tempo --8min11s (de 30 minutos)-- é da coligação Ética e Trabalho (PSDB, PFL e PPS), que apóia José Serra e tem 216 candidatos a vereador. Os 68 candidatos que apóiam Paulo Maluf (PP) dividem 2min21 no rádio e na TV. O PP não se aliou a nenhuma legenda.

Leia mais
  • Erundina faz coro às críticas de Serra e Maluf contra CEUs da saúde
  • Maluf diz que promessa de Marta para saúde é "tapeação"
  • Marta acusa Serra de plagiar programa de saúde da mulher

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Marta Suplicy
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página