Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2004 - 16h00

CEU "quebrou ciclo de pobreza" em SP, afirma Marta

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A prefeita Marta Suplicy (PT), candidata à reeleição em São Paulo, disse hoje, durante sabatina da Folha que sua gestão "quebrou um ciclo de pobreza" na cidade e que as críticas às suas obras viárias são decorrentes de "ignorância ou má fé".

"Lançamos a pedra fundamental de combate ao ciclo da pobreza. Quebramos esse ciclo [da pobreza] quando fizemos o CEU [Centro Educacional Unificado]. A rede em volta participa. Você não consegue hoje dar respostas rápidas para as favelas. Mas consegue tirar a favela de dentro da criança. A criança que estuda no CEU tem acesso a tudo isso", disse.

Segundo Marta, apesar de priorizar o combate à pobreza, ela não deixou de atender às necessidades das regiões mais ricas. "O principal nessa cidade foi o combate à exclusão. Tudo o que fiz foi como torná-la [a cidade] mais justa para os mais pobres. Também não abandonei a outra parte da cidade. Conseguimos parceria para recuperar o Museu do Ipiranga, por exemplo."

Ela também se defendeu das críticas feitas à construção dos túneis das avenidas Faria Lima e Rebouças. "Não sei se é ignorância ou má fé [de quem critica essas obras]."

Saúde

Sobre a saúde, principal alvo de crítica de seus adversários, Marta não falou do CEU (Clínica Especializada Unificada) Saúde, mas defendeu suas ações na área.

"Chega de mea-culpa. Precisa esperar ainda para fazer exame e consulta, mas conseguimos municipalizar a saúde, que foi um desafio imenso. Não podemos esquecer que casos de HIV estão pela metade. Tinha uma epidemia de dengue na cidade quando entrei. Diminuiu a mortalidade infantil. Não dá para pegar o PAS arrasado e transformar numa beleza", disse.

Renda Mínima

Marta disse que o maior programa social de seu governo foi o Renda Mínima, que transfere recursos para a população mais pobre. "Já implantei o Renda Mínima, o maior programa social do Brasil e do mundo, segundo o [senador Eduardo] Suplicy [ex-marido]. Foi ele que disse. Ele aliviou a vida de milhares de pessoas."

Ela criticou os ex-prefeitos Paulo Maluf e Celso Pitta, por não terem criado novas vagas nas creches municipais, e elogiou a atuação de Luiza Erundina nesse segmento, mas afirmou que abriu mais vagas em creches que os três juntos.

Leia mais
  • Eliane Cantanhêde: Marta, "na lata"
  • Marta diz que tem "convergência com governo federal" e critica PSDB

    Especial
  • Veja vídeos com os trechos da sabatina da Folha com Marta Suplicy
  • Leia o que já foi publicado sobre Marta Suplicy
  • Veja o especial de eleições
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página