Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2004 - 11h31

Eleição em SP é "largada" do PT para 2006, diz "New York Times"

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O segundo turno da eleição para a Prefeitura de São Paulo vem sendo encarado tanto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto pelo PT como o "tiro de largada" da campanha presidencial de 2006, diz hoje o jornal americano "The New York Times".

O jornal lembra que, apesar do desempenho positivo do PT no primeiro turno das eleições municipais em todo o país, o possível "revés" em São Paulo "está claramente amargurando os líderes do partido", diz a reportagem do diário norte-americano, assinada pelo correspondente Larry Rohter.

O repórter ficou conhecido no Brasil pela reportagem sobre o suposto hábito de beber do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O diário americano lembrou que a possível vitória do candidato do PSDB, José Serra, em São Paulo fortaleceria a oposição ao governo federal e a eventual candidatura a presidente do atual governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, "que é visto por alguns líderes do PT como o mais provável e perigoso oponente de Lula".

O "NYT" afirma que a vantagem de 12 pontos percentuais de Serra fez a candidata do PT, a prefeita Marta Suplicy, partir para "ataques pesados", como a acusação dirigida ao PSDB de reter verbas para programas sociais durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Segundo a reportagem, enquanto a prefeita tenta vincular sua imagem ao presidente Lula, com slogans como "Marta aqui e Lula em Brasília", Serra parece seguir a teoria de que "já que as eleições para prefeito são locais, não há sentido em atacar o Partido dos Trabalhadores na esfera federal".

Com agências internacionais

Leia mais
  • No rádio, Marta diz "não estar nem aí" para pesquisas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a eleição municipal de São Paulo
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página