Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2004 - 19h04

Relatório sobre fábrica de urânio será concluído em 30 dias, diz ministério

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, do Rio

Os técnicos da Aiea (Agência Internacional de Energia Atômica) concluíram hoje a visita de três dias à INB (Indústrias Nucleares do Brasil) e à CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear). Os especialistas vão apresentar suas avaliações às autoridades da Aiea. O relatório será concluído em 30 dias, segundo informações do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Os representantes do governo brasileiro e da Abacc (Agência Brasileiro Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares) também vão encaminhar seus comentários a superiores.

A visita dos técnicos teve o objetivo de formalizar o procedimento para a verificação de desenho da fábrica de enriquecimento de urânio que o governo está instalando em Resende, no Rio de Janeiro. Esta etapa consiste na checagem das medidas propostas no projeto com o que efetivamente foi posto em prática.

Durante as negociações, o governo brasileiro propôs melhores condições de visibilidade de tubos, válvulas e conexões, por onde entra e sai o material. A agência passou a considerar a hipótese de inspecionar a fábrica sem "acesso irrestrito" às instalações.

O principal segredo da tecnologia nacional de enriquecimento de urânio permaneceu desconhecida para os visitantes: as centrífugas. Organizadas em grupos denominados cascatas, as centrífugas brasileiras rodam sem eixo, sustentadas por campos eletromagnéticos.

Em nota divulgada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, o governo afirma que os técnicos "foram verificar in loco a consistência técnica da proposta [do governo brasileiro], baseada em princípios que visam dar todas as condições de trabalho para que a Aiea cumpra sua missão e que preservem a tecnologia brasileira, no que se refere aos segredos tecnológicos e comerciais". A proposta do governo brasileiro foi apresentada no mês passado à Aiea, em Viena.

Leia mais
  • Especialistas duvidam de tecnologia nuclear 'de ponta' do Brasil
  • Governo nega mudança em painéis em Resende
  • Brasil não desvia material nuclear, diz Viegas
  • Entenda a inspeção nuclear em Resende

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Agência Internacional de Energia Atômica
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página