Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2009 - 19h27

Câmara dos Deputados cria comissão para acompanhar investigações sobre apagão

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A Câmara criou comissão integrada por 14 deputados para acompanhar as investigações do governo federal sobre o apagão elétrico que atingiu 18 Estados na última terça-feira. Com ampla maioria governista, a comissão pretende ouvir técnicos e visitar usinas hidrelétricas com o objetivo de investigar se o apagão foi efetivamente provocado por razões metereológicas --como argumenta o governo federal.

A oposição ficou com apenas três vagas na comissão, representada pelos deputados José Carlos Aleluia (DEM-BA), Márcio Junqueira (DEM-RR) e Carlos Brandão (PSDB-MA).

Os oposicionistas querem investigar se houve efetivamente um apagão causado por chuvas ou raios, ou se outros motivos técnicos provocaram o blecaute.

Em ano pré-eleitoral, a oposição tenta responsabilizar a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) pelo apagão, enquanto os governistas defendem a petista --que foi ministra de Minas e Energia entre 2003 e 2005.

"A sociedade tem de entender o que está ocorrendo. E não esta senhora [Dilma] mentir. É mentirosa. Dizer que caiu um raio ao mesmo tempo em duas linhas, isso é uma mentira. A chance de cair um raio ao mesmo tempo em duas linhas é a mesma de eu ganhar a sena, da loteria esportiva, numa semana, e outro deputado ganhar na outra. Não existe essa chance. Não existe, até porque não havia uma grande tempestade", afirmou.

Nos bastidores, deputados governistas prometem para investigar detalhadamente as causas do apagão. Os parlamentares argumentam que, ao criar a comissão, a base governista mostra que está disposta a investigar tecnicamente o caso, sem politizar as causas do apagão.

A comissão tem visitas agendadas a usinas hidrelétricas, especialmente a de Itaipu (PR), que teria interrompido a transmissão de energia no dia do apagão. A expectativa é que os deputados visitem a usina na quinta-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página