Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2009 - 20h47

Ministério Público pede multa contra Requião por usar ilegalmente TV Educativa

Publicidade

da Folha Online

O Ministério Público Federal em Curitiba pediu nesta terça-feira à Justiça Federal aplicar nova multa ao governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), por usar a TV Educativa do Paraná para ridicularizar e constranger o pesquisador Lauro Akio, do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). Requião chamou o pesquisador de "gafanhoto" e "kung fu".

O pedido de multa também inclui as declarações do governador durante a reunião semanal do último dia 28 de outubro, transmitida ao vivo pela TV Educativa do Paraná. Na ocasião, Requião disse que o câncer de mama em homens deve ser "consequência de passeatas gay".

Para o Ministério Público, as declarações foram "absolutamente preconceituosas contra os homossexuais, com nítido caráter homofóbico".

O governador está proibido pela Justiça Federal de usar indevidamente a programação da TV Educativa, sob pena de multa. Já foram aplicadas quatro multas, cujo valor total é de R$ 850 mil, por descumprimento à decisão judicial. A última multa, no valor de R$ 200 mil, foi imposta em agosto de 2009, em razão dos ataques feitos a seu adversário político, o prefeito Beto Richa (PSDB).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página