Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2004 - 14h55

Mercadante diz que PT "facilitará" para Lula reformular ministério

Publicidade

da Folha Online

O líder do governo do Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmou hoje que o PT "facilitará" para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recompor seu ministério para agradar aos partidos aliados.

Ontem, Lula reuniu-se com 17 ministros petistas --o 18º, Tarso Genro, está em viagem à Espanha-- a fim de "prepará-los" para cederem espaço a representantes dos partidos que integram a base. Deverão ganhar mais espaço no rearranjo ministerial o PMDB e o PTB. O PP também deverá ganhar uma pasta.

"Isso agiliza o processo decisório", disse Mercadante. "Seguramente o PT facilitará o presidente da República a escalar a seleção do Brasil e montar o melhor time para jogar esse segundo tempo", completou.
Segundo o senador, a cessão dos cargos "é uma orientação do presidente do partido, do diretório nacional, e é a visão de toda a equipe de governo petista".

Para acomodar aliados e formar o chamado "governo de coalizão", parte dos 18 petistas que ocupam hoje ministérios deve deixar os cargos. Entre os cotados para sair, está o ministro Olívio Dutra (Cidades).

O presidente do partido, José Genoino, não fez especulações sobre as possíveis alterações que serão realizadas. Disse apenas que na reunião de ontem foi discutida a "parceria do PT com os partidos aliados para junto (sic) governar o Brasil".

Genoino também não fez comentários sobre a provável perda de espaço dos petistas na Esplanada, mas, independentemente de seu tamanho no governo, defendeu um PT mais "ofensivo". "O partido tem de estar mais ajustado, mais ofensivo e mais informado das ações, dos programas e das estratégias de governo."

PMDB

Um dos principais defensores do governo Lula dentro do PMDB, o presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), afirmou hoje que Lula analisa a possibilidade de oferecer um terceiro ministério para o partido chefiar.

"O presidente é o árbitro para iniciar estas negociações. Ele vai examinar se o PMDB vai ter mais um ministério. Não ouvi isso do presidente, tenho ouvido da imprensa. A expressão do partido eu acho que ele tem que ter um espaço maior. O PMDB é um partido de uma dimensão que hoje é muito importante para a governabilidade do país. Acho que o PMDB tem que ter mais espaço no governo", disse Sarney.

Principal aliado do governo no Congresso, o PMDB comanda dois ministérios --Previdência Social e Comunicações--, possui a maior bancada no Senado, com 23 integrantes, e a segunda maior da Câmara, com 76 deputados.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Sarney pede mais um ministério para o PMDB no governo Lula
  • Lula já prepara ministros petistas para cederem cargos a aliados

    Especial
  • Enquete: Você aprova a condução da reforma ministerial?
  • Leia o que já foi publicado sobre a reforma ministerial

    Sites relacionados
  • UOL News ouve Fernando Rodrigues sobre os partidos governistas (só assinantes do UOL)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página