Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2004 - 16h54

Lula rebate críticas e diz que FHC "torce contra"

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje, durante discurso em Salvador, que há pessoas que torcem contra o seu governo, mas que o país está "numa fase boa". A declaração foi feita em resposta às críticas do seu antecessor no cargo, o tucano Fernando Henrique Cardoso.

Na última segunda-feira, Fernando Henrique classificou a gestão Lula como "incompetente" e disse que é preciso que os tucanos mostrem que "o rei está nu". A crítica gerou polêmica e troca de ataques entre petistas e tucanos. O ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, disse que FHC desviou-se da elegância.

Sem citar o ex-presidente, Lula rebateu as declarações hoje, na abertura do Fórum Mundial de Turismo. "Estamos numa fase boa. Eu sei que teve muita gente torcendo, quem acompanha a imprensa percebe, tem muita gente que torceu para não dar certo. Não falta, neste país, quem fique torcendo. Sabe aquele negócio do ex-marido que não quer que a mulher seja feliz com outro? Aquela pessoa que fica torcendo para que o marido seja pior do que ele?", disse.

Bem-humorado, Lula continuou: "Nós pegamos o Brasil na UTI. Em 2003 foi um trabalho imenso para levar o Brasil para a enfermaria. Quem já ficou internado sabe o avanço de sair de uma UTI para ir para uma enfermaria. Quem nunca foi não tem noção, acha que é apenas mudar de quarto".

Na seqüência, ainda comparando a situação econômica do país a um paciente no hospital, Lula disse que "agora já recebemos alta, já estamos na rua andando, já estamos de cabeça erguida, cantando a música do nosso Zeca Pagodinho, 'Deixa a vida nos levar'".

O presidente ainda fez menção aos números de crescimento da economia brasileira de 6,1% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Trata-se do melhor resultado desde o terceiro trimestre de 1996. Nos nove primeiros meses deste ano, o PIB (Produto Interno Bruto) acumula expansão de 5,3% sobre o mesmo período de 2003.

"Vocês estão percebendo que eu estou com a cara boa hoje [...] estou feliz porque nós vamos terminar o ano, eu diria, acima do que muitos acreditavam. Nós vamos terminar o ano com a economia crescendo bem. E o nosso objetivo não é nos contentarmos com o crescimento atual, mas é transformar essa possibilidade num ciclo de crescimento sustentável para os próximos 10 ou 15 anos", afirmou.

Leia mais
  • FHC diz que ficou "feliz da vida" com repercussão das críticas a Lula

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre FHC
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo Lula
  • Leia o que já foi publicado sobre pronunciamentos do presidente Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página