Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2004 - 09h08

Advogado de Adriano Luedy diz que "peões" reagiram aos sem-terra

Publicidade

da Agência Folha, em Belo Horizonte

A versão que o advogado do fazendeiro Adriano Chafik Luedy, 37, dá para a chacina do último dia 20 em Felisburgo (MG), em que cinco sem-terra morreram e 13 ficaram feridos, é a de que os "peões" que o acompanhavam agiram em sua defesa, quando ele tentava impedir a "progressão" do acampamento em sua terra.

O advogado Fábio Rogério de Souza negociou anteontem com a polícia de São Paulo a entrega de Luedy, que estava foragido.

Nas imediações de um flat na zona sul da capital paulista, por volta das 18h, a polícia prendeu o fazendeiro, que na tarde de ontem já estava em Minas.

"Nesse fatídico dia [do confronto], ele [Luedy], como não tinha o respaldo do poder público para frear esse progresso na invasão do movimento, foi pessoalmente, no carro dele, sem capuz, até o local. O que ele não esperava aconteceu: o pessoal [sem-terra] foi para cima dele, desferiu inclusive um golpe de foice no peito dele, e isso desencadeou confronto", disse.

O grupo de sem-terra invadiu a fazenda, de 708 hectares, em 2002. O governo de Minas Gerais tenta reaver a propriedade alegando ser terra devoluta.

Souza negou que Luedy tenha contratado pistoleiros. Um policial que acompanhou o depoimento, mas não se identificou, disse que o fazendeiro admitiu ter participado da ação e que chegou a disparar sua arma no confronto.

Além do fazendeiro, outros cinco suspeitos estão presos. Ainda são procurados mais quatros. O secretário especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, aprovou a prisão.

Leia mais
  • Fazendeiro acusado de morte de sem-terras disse não ter planejado morte de ninguém

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Adriano Chafik Luedy
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    TV Smart TV Smart HDMI, LED, Full HD a partir de R$ 999,99

    Refrigerador Refrigerador Side By Side, Duplex, Frost Free a partir de R$ 849,00

    Home Theater | Tênis | Mais...

    Voltar ao topo da página