Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2009 - 20h01

Presidente peruano defende terceiro mandato de Lula para 2014

Publicidade

da Ansa, em Lima

O presidente do Peru, Alan García, elogiou hoje seu colega Luiz Inácio Lula da Silva, com quem se reuniu em Lima, e disse confiar na possibilidade de que o brasileiro retorne ao cargo a partir de 2014.

"Embora não leve a sério, digo a você que em 2014 continuará o trabalho que agora tem feito como presidente, porque estou certo de que o povo brasileiro mais uma vez o escolherá", disse o peruano, dirigindo-se a Lula.

O presidente brasileiro faz uma visita de 24 horas a Lima, durante a qual se reuniu com García para repassar os principais tópicos da agenda bilateral e assinar uma série de acordos, entre eles um que cria uma zona de integração na região da Amazônia, entre os estados brasileiros do Acre e de Rondônia e as áreas peruanas de Madre de Dios, Puno e Cusco.

Também estiveram na pauta da viagem questões relacionadas à integração energética e ao corredor interoceânico que ligará portos situados no Brasil e no Peru, além de investimentos que serão feitos pela Petrobras no país.

O presidente da empresa, José Sergio Gabrielli, anunciou ontem que há a disposição para investir cerca de US$ 1 bilhão até 2013 na prospecção e exploração de petróleo e gás no Peru.

Para Alan García, os convênios firmados nesta sexta-feira vão colaborar para incrementar as relações mantidas pelos dois países com respeito à integração fronteiriça e às áreas energética, comercial e de infraestrutura.

"Cada um destes temas resultará em benefícios para nossos povos", ressaltou ele, que se referiu a Lula como "um bom peregrino" da integração e um "paradigma" da luta em prol da tolerância social e da igualdade entre os povos.

Comentários dos leitores
J. R. (1265) 01/02/2010 02h01
J. R. (1265) 01/02/2010 02h01
A falácia da superioridade intelectual das classes privilegiadas brasileiras não ecoa no mundo, que aliás só se faz discordar premiando o Presidente Lula com os títulos mais importantes que as universidades do mundo podem oferecer, pena que a superior classe alta brasileira não core de vergonha ao ver malfadado seu plano em classificá-lo como "pau-de-arara ignorante". Foi uma lição não aprendida pelas nossas "zelites". sem opinião
avalie fechar
Louis Fod (341) 21/11/2009 22h41
Louis Fod (341) 21/11/2009 22h41
LULA "diz" ou LULA disse , isso pouco importa quero saber o que ele FAZ ou fez. Isso aqui já foi mais animado. Resta a releitura dos episódios, Cano da Bolivia. Cano do Ecuador. Arapuca Hondurenha de Chaves... e na sequencia BNDES empresta 332 milhões para a Bolívia construir sua transcocalera.
-o-
Legal que o ministro "Lobão" não sabe o que seja tensão, corrente ou potência elétrica. Coisinha pouca, deixamos passar! Como disse um pelego do forum "um primario mal feito é irreparável".
5 opiniões
avalie fechar
Eliezer pedroso (62) 21/11/2009 21h56
Eliezer pedroso (62) 21/11/2009 21h56
Caro Benedito, se o melhor presidente que esse país viu quisesse um terceiro mandato ele teria no primeiro turno no mínimo 65% dos votos. É uma pena que, diferente do ex-presidente, ele tem princípios e não mudará o jogo no decorrer do campeonato. Será que ele é o mentiroso? Ignorante na sua classe é regra. 10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (617)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página