Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2005 - 17h39

Nem Lula faz Virgílio desistir de candidatura à presidência da Câmara

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

O deputado federal Virgílio Guimarães (PT-MG) mantém a disposição de lançar uma candidatura avulsa para a presidência da Câmara dos Deputados, ao menos por enquanto.

Nem mesmo a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã de hoje, foi suficiente para mudar a posição do mineiro.

O atual presidente da Casa, João Paulo Cunha (PT-SP), também participou do encontro, realizado no Palácio do Planalto.

Após a reunião, João Paulo seguiu para a Câmara onde conversou, em seu gabinete, com Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), candidato oficial do partido.

Para o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), Greenhalgh é hoje o quadro do partido que reúne as melhores condições de concorrer à presidência da Câmara. "A candidatura de Greenhalgh é irreversível", disse.

Amanhã à noite deve começar oficialmente a campanha do deputado paulista pela presidência da Casa, com visita aos deputados nas bases eleitorais --o Congresso está em recesso. O primeiro Estado a ser visitado na campanha será o Sergipe.

Além disso, o grupo de parlamentares pró-Greenhalgh tem mantido conversações com líderes partidários para discutir qual será a proposta de campanha do candidato oficial do PT.

Embora Guimarães não tenha desistido da candidatura avulsa, Cardozo acredita que o partido está "unido e coeso" nessa disputa. O caminho agora é conversar com o deputado mineiro e mostrar que ele precisa "estar com o partido". "O correto é que nos unamos na candidatura de Greenhalgh", defende Cardozo.

Unidade

Guimarães, que mesmo sem o apoio do partido defende a candidatura avulsa, ficou em primeiro lugar na votação realizada pela bancada petista, no final de dezembro, com 47 votos. No entanto, no dia seguinte, o partido decidiu optar pela candidatura de Greenhalgh.

Nesta mesma votação, Greenhalgh e Arlindo Chinaglia (SP) ficaram empatados em terceiro lugar, com 39 votos. Em segundo lugar ficou Professor Luizinho, líder do governo na Câmara, com 42 votos. Na prévia, cada um dos 76 deputados tinha a escolher três nomes. Paulo Delgado (MG) e Walter Pinheiro (BA) também estavam na disputa.

As eleições na Câmara ocorrem no mês que vem. José Carlos Aleluia (PFL-BA) é, por enquanto, o candidato da oposição.

Leia mais
  • Depois de encontro com Genoino, Bornhausen reafirma apoio a Aleluia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a presidência da Câmara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página