Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2005 - 20h07

Depois de encontro com Genoino, Bornhausen reafirma apoio a Aleluia

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), reafirmou na tarde de hoje o apoio à candidatura do deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA) para a presidência da Câmara.

Segundo Bornhausen, Aleluia "é um grande candidato", e a decisão de manter ou desistir de sua candidatura avulsa à presidência da Câmara deve ser tomada por ele. "Nós do PFL consideramos que o deputado seria um grande presidente", disse.

A declaração do senador foi dada após reunião com o presidente do PT, José Genoíno, que vem mantendo encontros com os presidentes de todos os partidos da oposição e situação para tentar viabilizar a candidatura do deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), escolhida pela bancada do PT, a maior da Câmara.

O presidente do PT foi orientado por Bornhausen a procurar o próprio Aleluia e o novo líder do PFL na Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), para negociar um acordo em torno da composição da Mesa da Câmara.

Paciência

Como argumento para tentar convencer principalmente os oposicionistas a apoiarem Greenhalgh para a presidência da Casa, Genoíno afirma que o PT vai solucionar a disputa interna e terá um único candidato. O prazo, no entanto, "é o da política", segundo ele.

O PT ainda não conseguiu convencer o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) a retirar sua candidatura avulsa em favor do candidato escolhido pela bancada do partido, Luiz Eduardo Greenhalgh.

Ao deixar o gabinete de Bornhausen, Genoíno afirmou que o PT é "paciente e determinado", e disse que está trabalhando com o diálogo, utilizando principalmente o argumento de que o respeito à indicação de Greenhalgh fortalece as bancadas, que terão direito proporcional nas demais indicações para a Mesa. "A mesa é da instituição, e não da oposição ou da situação", afirmou Genoíno.

Questionado se não seria intransigência de Virgílio Guimarães não desistir da sua candidatura mesmo após conversas com o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do PT afirmou que o presidente tem mantido uma "postura correta".

Segundo ele, não houve interferência, solicitação ou veto sobre a composição da Mesa. Genoíno revelou ainda que o presidente apenas manifestou, como militante do partido, que apoiaria as decisões da bancada.

Além da conversa com Bornhausen, Genoíno teve encontros hoje com o presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP), em Brasília, e com o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), em São Paulo.

Embora tenha afirmado que o PMDB não tem problemas em apoiar o candidato do PT, Temer lembrou que o partido tem atualmente duas candidaturas.

Leia mais
  • Nem Lula faz Virgílio desistir de candidatura à presidência da Câmara

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o senador Jorge Bornhausen
  • Leia o que já foi publicado sobre a presidência da Câmara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página