Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2005 - 16h59

Genoino quer apoio de PSB e Greenhalgh vai ao NE

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online

A peregrinação em busca de apoio à candidatura do deputado federal Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à presidência da Câmara continua. Hoje, o presidente nacional do PT, José Genoino, aproveitou o Encontro Nacional de Prefeitos e Vice-Prefeitos do PSB, que acontece em Brasília, para conquistar mais congressistas.

Genoino esteve reunido com o líder da bancada do PSB na Câmara, deputado Renato Casagrande (ES) e, na saída do encontro, demonstrou otimismo em contar com o apoio fechado da bancada do PSB à candidatura oficial do PT.

"Nós temos com o PSB uma relação histórica de amizade", declarou Genoino.

As conversas com as bancadas ou com os líderes de cada partido tem como objetivo alavancar o maior número possível de promessas de apoio a Greenhalgh. Ontem, Genoino se reuniu com os presidentes nacionais do PMDB, deputado Michel Temer (SP), do PL, deputado Valdemar da Costa Neto (SP), além do senador Jorge Bornhausen (SC), que preside o PFL.

Além de desarticular eventuais candidaturas independentes, como é o caso do deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), o PT pode garantir assim uma vitória confortável a seu candidato oficial.

Apesar do empenho de Genoino, o PT precisa ainda resolver a questão da candidatura avulsa de Virgílio Guimarães (MG), que continua na disputa mesmo depois de ter conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sem o apoio petista oficial, Guimarães tem agregado congressistas simpáticos a sua candidatura, como por exemplo entre os filiados do PSB que integram o movimento Câmara Forte.

O presidente do PT reafirmou que a candidatura avulsa não representa uma grande preocupação ao partido neste momento, já que o PT está concentrado na campanha de Greenhalgh.

"Não vamos nos preocupar com o tempo, pois estamos trabalhando com um tempo político. Vamos respeitar o Virgílio, mas sempre nos concentrando na campanha de Greenhalgh", afirmou.

Campanha

Enquanto o presidente do PT se empenha em falar com os principais líderes dos partidos da base aliada para fortalecer a campanha oficial do PT, o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh partiu para a campanha corpo-a-corpo.

Hoje de manhã, Greenhalgh esteve em Aracajú (SE), e se encontra à tarde com a governadora em exercício de Sergipe, Marilia Carvalho Mandarino. Na sexta-feira o deputado vai a Teresina, no Piauí, para se reunir com a bancada federal e o governador do Estado, Wellington Dias .

Amanhã à tarde, Greenhalgh viaja para o Ceará, onde será recebido pelo governador Lúcio Alcântara e pela prefeita Luizianne Lins. À noite, o candidato petista participa de um jantar com a presença do governador cearense, a bancada federal do Estado e depois retorna a Brasília.

O atual presidente da Câmara, João Paulo Cunha, que a princípio havia apoiado a candidatura de Guimarães, mas que no início da semana anunciou que iria entrar "de cabeça" na campanha de Greenhalgh, viajou hoje para a Itália, onde ficará uma semana.

Segundo o deputado, a viagem estava marcada "há muito tempo".

Leia mais
  • Depois de encontro com Genoino, Bornhausen reafirma apoio a Aleluia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Genoíno
  • Leia o que já foi publicado sobre Luiz Eduardo Greenhalgh
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página