Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2005 - 11h03

Porto Alegre inicia hoje Fórum Social Mundial

Publicidade

CAIO JUNQUEIRA
Enviado especial a Porto Alegre
da Folha Online

Com a expectativa de fazer a maior de suas edições, Porto Alegre inicia hoje o Fórum Social Mundial, principal evento de contraposição ao Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça).

Mais de 2.000 atividades propostas por 5.700 organizações estão programadas para ocorrer em 203 salas e auditórios para debates.

Outras 295 tendas abrigarão praças de alimentação, palcos, centros de apoio, postos de saúde e estandes de organizações. Tudo isso distribuído em quatro quilômetros na orla do rio Guaíba, no centro da cidade.

"Estamos diante de um inequívoco sucesso do ponto de vista dos objetivos do fórum. Seu processo vem ganhando em densidade e aumentando cada vez mais sua dimensão internacional. A organização da quinta edição mostra isso", disse Jorge Durão, diretor da Abong (Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais), que integra o comitê organizador.

Doze espaços temáticos estão distribuídos na orla. Em cada um deles, haverá os debates específicos de suas áreas: Pensamento Autônomo; Diversidades, Pluralidades e Identidades; Arte e Criação: Culturas de Resistência; Comunicação; Bens Comuns da Terra; Lutas Sociais e Alternativas; Paz e Desmilitarização; Ordem Democrática Internacional; Economias Soberanas; e Direitos Humanos e Ética, Cosmovisões.

Mudanças

Como em todo ano, mudanças operacionais foram feitas pelos organizadores. Uma delas foi a alteração na metodologia de trabalho do fórum.

"Fizemos um processo de consulta muito anterior às organizações e as pessoas se registraram para o evento antes. Isso permitiu um processo de aglutinação entre elas maior, que resultou em maior integração do fórum", disse Sérgio Haddad, diretor de Relações Internacionais da Abong.

Além disso, houve um processo de descentralização do fórum. "Foi o primeiro fórum em que o Conselho Internacional, o Conselho Brasileiro e a secretaria-geral não participaram da organização dos eventos, que passaram a ter uma auto-gestão. Não convidamos ninguém a participar, só providenciamos o espaço", diz Haddad.

Com a organização do evento nas mãos dos movimentos sociais, representantes do Conselho Organizador afirmam que foi possível criar um espaço maior de encontros e articulações entre as instituições presentes, antes mesmo do início do fórum.

Haddad menciona ainda uma terceira alteração que considera importante: a ida das atividades para a orla do rio Guaíba. "Saímos da PUC-RS e viemos para o coração da cidade. Isso permitiu maior participação da comunidade local."

Destaques

Entre os destaques políticos do fórum, estão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estará amanhã na cidade para o lançamento da campanha "Chamada Global para a Ação contra a Pobreza", e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que no domingo vai a um assentamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) a cerca de 100 km de Porto Alegre e participa à tarde de um evento.

Com Lula, virão oito ministros que terão atividades até este sábado: Nilmário Miranda (Secretaria Especial dos Direitos Humanos), Jaques Wagner (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), Olívio Dutra (Cidades), Gilberto Gil (Cultura), Nilcéa Freire (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres) e Marina Silva (Meio Ambiente).

Como em todas as edições, intelectuais de diversos países também estarão no Fórum Social, como o escritor português José Saramago, o sociólogo português Boaventura de Souza Santos, o teólogo brasileiro Leonardo Boff, o filósofo espanhol Manuel Castells, o sociólogo Emir Sader e o escritor uruguaio Eduardo Galeano.

Leia mais
  • Fórum Social desenvolve ações de economia solidária
  • PT participa do Fórum Social preparado para defesa
  • Fórum pede boicote a bebidas estrangeiras

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Fórum Social Mundial
  • Veja a especial sobre os fóruns mundiais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página