Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2005 - 13h16

Lula mudou a agenda de Davos, diz Bono Vox

Publicidade

da Folha Online

O vocalista da banda U2, Bono Vox, disse nesta sexta-feira, em entrevista a jornalistas brasileiros, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um "grande homem e que mudou a agenda de Davos".

O cantor irlandês é uma das personalidades que participam do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, e vem defendendo questões ligadas à área social.

Ontem, ele participou de uma palestra sobre a África ao lado do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, dos presidentes da África do Sul, Thabo Mbeki, e da Nigéria, Olusegun Obasanjo, além do fundador da Microsoft, Bill Gates, e do ex-presidente americano Bill Clinton.

Destaques

Lula é também um dos destaques do encontro e tem levado a Davos a discussão de temas sociais. Em 2003, ele apresentou proposta de criação de um fundo mundial de combate à fome e à pobreza.

Desta vez, o presidente terá em Davos duas missões complexas. A primeira, tentar mais uma vez convencer chefes de Estado e líderes empresariais a lançar uma "guerra" mundial contra a fome e a pobreza.

Lula também quer atrair investimentos para o país, sob a bandeira das PPPs (Parcerias Público-Privadas) e da perspectiva de crescimento sustentado da economia.

Os ministros Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Celso Amorim (Relações Exteriores), além do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, já estão no local do fórum.

Nesta sexta, Lula tem um encontro com o chanceler Gerhard Schröder, chefe de governo da Alemanha, no hotel Belvedere. Ainda na parte da tarde, o presidente segue ao local do fórum, onde participa do debate "Financiando a Guerra contra a Pobreza" e faz seu discurso.

À noite, Lula ainda se reúne com Samuel Schmid, presidente da Confederação Helvética, e com Thabo Mbeki, presidente da África do Sul.

Pela manhã, Amorim e o vice-presidente de Relações Exteriores do Banco Mundial, Ian Goldin, assinaram instrumento de co-financiamento para a implementação, a partir de fevereiro, de projetos sociais no Haiti.

No sábado, Lula tem encontro reservado com investidores no hotel Belvedere, seguido de sessão plenária e almoço.

Leia mais
  • Lula assina em Davos programa de co-financiamento para Haiti
  • Vaias a presidente Lula foram "insignificantes", diz Genoino

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Bono Vox
  • Leia o que já foi publicado sobre o Fórum Social Mundial
  • Leia mais notícias no especial Fóruns Globais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página