Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2005 - 11h06

Candidatos definem novas regras para eleições na Câmara

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

A presidência da Câmara vai entregar individualmente, durante a sessão plenária da tarde desta segunda-feira, os envelopes para a votação na eleição da Mesa da Casa. Essa foi uma das regras definidas na reunião de hoje entre o atual presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), e os cinco candidatos que disputam sua sucessão.

Estão na disputa para a eleição do presidente da Câmara os deputados Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), Virgílio Guimarães (PT-MG), José Carlos Aleluia (PFL-BA), Jair Bolsonaro (PFL-RJ) e Severino Cavalcanti (PP-PE).

Segundo Virgílio Guimarães a distribuição das cédulas foi um dos primeiros passos para acertar a votação. Com isto fica impedido o envio dos envelopes para os gabinetes dos deputados, o que poderia gerar fraude.

A reunião foi suspensa e será retomada às 13h, quando serão definidas novas regras para a votação desta tarde. Continua valendo a regra de que qualquer deputado poderá registrar uma candidatura avulsa até uma hora antes do início da eleição, prevista para as 16h.

Para ser eleito em primeiro turno, o deputado mais votado deve conseguir metade mais um dos votos dos deputados presentes na eleição. Para que a sessão tenha início, é necessário que metade dos deputados compareça ao plenário --isto é, são precisos 257 deputados.

Haverá disputa em segundo turno com os dois deputados mais votados em primeiro turno caso a metade dos votos não seja alcançada por nenhum deles.

Virgílio Guimarães afirmou ter deixado claro durante o encontro desta manhã que quer que o segundo turno aconteça imediatamente após o primeiro. Segundo o deputado, isto evitará que qualquer um dos candidatos que vá para o segundo turno tenha tempo de fazer manobras eleitoreiras.

"Quero que tudo aconteça hoje. Quero que o processo seja célere", esclareceu o candidato avulso do PT.

Leia mais
  • PT faz corpo a corpo na reta final de campanha para presidência da Câmara
  • Entenda as funções dos integrantes da mesa diretora da Câmara
  • Deputados escolhem hoje novo presidente da Câmara

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Câmara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página