Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2005 - 20h07

Senador acusado de desvio de recursos assume comissão de economia

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O novo presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, responsável, por exemplo, por aprovar a liberação de créditos para governos estaduais e municipais e por sabatinar presidentes e diretores do Banco Central, será o senador Luiz Otávio (PMDB-PA). Ele venceu a disputa com o colega Garibaldi Alves (PMDB-RN) por 13 votos a oito.

Luiz Otávio foi indicado para ocupar uma vaga de ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) em 2004. A indicação está parada na Câmara dos Deputados desde o ano passado à espera de votação. Nesse meio tempo, o próprio TCU aceitou, por unanimidade, denúncias contra Luiz Otávio por desvio de verbas do Banco do Brasil.

Em 1992, como gerente do grupo Rodomar, Luiz Otávio recebeu valor próximo a R$ 25 milhões para construir 13 balsas. Ao invés de fazer as embarcações, o grupo reformou balsas antigas a custos menores do que o valor recebido do BB.

O senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), sem citar esse caso, argumentou que seria melhor indicar outro senador para a CAE, sob o argumento de que a indicação de Luiz Otávio ao TCU pode ser aprovada. O senador indicado afirmou que, caso seu nome seja aprovado para o tribunal, o que deputados governistas consideram difícil, ele renunciaria à CAE para que outro peemedebista assuma.

A bancada do PMDB indicou ainda Leomar Quintanilha (PMDB-TO) para a Comissão de Fiscalização e Controle e Hélio Costa (PMDB-MG) para a presidência da Comissão de Educação.

Leia mais
  • Saiba quem é o novo presidente da Câmara

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o senador Luiz Otávio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página