Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2005 - 20h20

Severino pede a Lula melhor tratamento aos deputados

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP - PE), levou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um outro recado além das dificuldades na aprovação da medida provisória 232, que aumentou a tributação para as empresas prestadoras de serviços e para os profissionais liberais. Severino pediu ao presidente que os ministros atendam melhor os deputados.

Seria uma forma de diminuir as insatisfações de parlamentares, inclusive da base governista, com o governo. Severino reclama que ministros demoram para atender os deputados e, quando marcam audiências, dão um "chá de cadeira" nos parlamentares.

O presidente Lula, de acordo com um dos presentes na reunião, teria concordado com as críticas e prometido, inclusive, reservar um dia na semana para receber os parlamentares. Os encontros seriam intermediados pela Câmara com o Palácio do Planalto. A derrota do candidato apoiado pelo governo na eleição da Câmara, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT - SP), mostrou os deputados estavam insatisfeitos com o tratamento dispensado pelo Executivo, conforme avaliação de deputados do próprio PT.

MP 232

O presidente da Câmara levou também ao presidente a dificuldade que o governo encontrará para aprovar a medida provisória 232. "Como está a medida provisória 232 é difícil de ser aprovada." E continuou: "Fiz as ponderações a ele, e ele, como sempre, é um homem aberto, que não tem idéia fixa porque, eu costumo, dizer que quem tem idéia fixa é doido. E doido não pode chegar a lugar nenhum."

A MP 232 corrigiu a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física em 10% e aumentou a alíquota de tributos para as empresas prestadoras de serviços e para profissionais liberais e instituiu a retenção na fonte da CSLL(Contribuição sobre o Lucro Líquido) e do IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) para produtores rurais.

Na tentativa de encaminhar as negociações em torno do texto, o presidente da Câmara acertou com o presidente Lula dois encontros com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci. No primeiro, Severino conversa a sós com o ministro. Em outro dia, os empresários que protestam contra a MP se reúnem, na Câmara, com o ministro para negociar os pontos do texto. Nenhum dos dois encontros têm data marcada, mas o presidente da Câmara adiantou que as conversas devem ocorrer na próxima terça ou quarta-feira.

Conterrâneos

Severino, desde que foi eleito, vem ressaltando que terá um bom relacionamento com o presidente. Hoje, depois do primeiro encontro com Lula, o presidente da Câmara indicou que o fato de terem nascido em Pernambuco pode facilitar o trabalho entre eles.

"Vamos trabalhar juntos, bem identificados. A nossa origem é a mesma", disse. E aproveitou para mandar um recado para a população pernambucana: "Não tenham dúvida de que a perenização do São Francisco será uma realidade."

Leia mais
  • Severino defende mandato de 6 anos para Lula
  • Promessas de Severino provocam euforia em deputados do baixo clero

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Câmara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página