Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2005 - 18h05

Metalúrgicos do ABC preparam "surpresa" em festa para Lula

Publicidade

da Folha Online

O Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo prepara uma "surpresa" para a festa de hoje dos 30 anos da posse de Luiz Inácio Lula da Silva à frente da entidade. Foi a partir das lutas dentro do movimento sindical que Lula ganhou projeção no cenário nacional e internacional.

Segundo o sindicato, os detalhes da festa serão mantidos em segredo, pois o objetivo da entidade é "surpreender" o presidente.

Na festa, prevista para começar às 18h, estarão presentes 15 dos 23 diretores que tomaram posse junto com Lula em 1975. O sindicato informou que estarão presentes todos aqueles "que foram encontrados". Também deverão estar presentes os ministros José Dirceu (Casa Civil) e Luiz Dulci (Secretaria Geral).

A posse ocorreu no dia 19 de abril de 1975. A comemoração foi antecipada devido a outros compromissos do presidente.

Haverá a exibição de um vídeo contando a trajetória de Lula à frente do sindicato.

Histórico

Em 1974, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC --que na época se chamava Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema-- preparava-se para a eleição que renovaria sua diretoria. Na disputa para suceder Paulo Vidal na presidência do sindicato tinha três metalúrgicos: Rubens Teodoro, Nelson Campanholo e Antenor Biolcatti. Os três, no entanto, desistiram da candidatura para apoiar o torneiro mecânico Luiz Inácio Lula da Silva.

Eleito com 97,5% (14.249 dos 14.608 votos válidos), Lula assumiu sua primeira presidência no sindicato em 19 de abril de 1975.

Com Folha de S.Paulo

Leia mais
  • Lula diz que dívida com indígenas vai além de homologar terras
  • Jucá encaminha hoje sua defesa ao Ministério Público
  • MST ocupa engenho na zona da Mata de Pernambuco

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página