Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2005 - 15h40

Novo papa terá apoio mundial, avalia Renan Calheiros

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta terça-feira ter certeza de que o novo papa, Bento 16, "será o representante da fé católica em todo o mundo". Renan não comentou a escolha do conclave, que definiu que o cardeal alemão Joseph Ratzinger é o novo papa.

"É claro que se a escolha dependesse da torcida teríamos um cardeal brasileiro como novo pontífice", disse o presidente do Congresso. Para Calheiros, o novo papa terá como desafio de "preparar a Igreja Católica para os tempos modernos, para a superação das diferenças mundiais, redução da pobreza e levar a palavra de moderação aos conflitos".

O senador Marco Maciel (PFL-PE), ex-vice-presidente da República, afirmou, durante discurso na tribuna do Senado, ter ficado surpreso com a rapidez da escolha do conclave.

"Isto mostra que houve consenso sobre sua nomeação. Recebemos a decisão com jubilo. Não tenho dúvida que o papa terá condições de cumprir sua missão. O Brasil que tem a maioria da sua população católica não faltará com apoio ao novo papa", afirmou Maciel.

Leia mais
  • Ouça relato do repórter da Folha Online sobre a emoção dos fiéis no Vaticano
  • Leia o que já disse Ratzinger sobre os mais variados assuntos
  • Para novo papa, rock e música pop são "cultos profanos"
  • Ultraconservador, novo papa condena gays e adoção

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o novo papa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página