Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2005 - 21h15

Cerca de mil pessoas participam de missa em Aparecida

Publicidade

FÁBIO AMATO
da Agência Folha, em Aparecida

Cerca de mil pessoas participaram na manhã da missa realizada na basílica nacional de Nossa Senhora Aparecida (167 km de São Paulo), no Vale do Paraíba, que prestou homenagem ao papa Bento 16.

Durante a celebração, o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Joércio Gonçalves Pereira, pediu aos fiéis que rezem para que o novo papa tenha forças e sabedoria para conduzir a Igreja Católica diante dos desafios da modernidade.

"A característica deste tempo pascal é a alegria. E a nossa igreja está contente, está feliz, porque temos um novo papa: Bento 16", disse o padre.

Durante a homilia, Pereira disse que os desafios da Igreja Católica hoje "são muitos" e que os cardeais que participaram do conclave separaram, a pedido do Espirito Santo, "uma pessoa especial" para ser o sucessor de Pedro e enfrentar estes desafios.

"Algumas pessoas podem dizer que o novo papa é uma pessoa de idade avançada [78], que ele já tem uma linha de pensamento conhecida", disse o padre, se referindo às declarações de que Bento 16 seguirá a linha conservadora do predecessor, João Paulo 2º.

"Mas nós não temos idéia do que a alma da pessoa, a mando do Espírito Santo, poderá fazer pela Igreja Católica", completou o sacerdote, que desejou que Bento 16 seja "a luz que este povo tanto precisa".

O arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, aprovou a escolha de Ratzinger, com quem teve contatos quando secretário da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). De acordo com Assis, o novo papa é "um homem de grande afabilidade, grande sensibilidade no trato com as pessoas, capacidade de diálogo e clareza de idéias".

Leia mais
  • Ouça relato do repórter da Folha Online sobre a emoção dos fiéis no Vaticano
  • Leia o que já disse Ratzinger sobre os mais variados assuntos
  • Para novo papa, rock e música pop são "cultos profanos"
  • Ultraconservador, novo papa condena gays e adoção

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o novo papa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página