Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2005 - 18h59

Dom Cláudio diz que se sente "livre e feliz" por não ter sido escolhido papa

Publicidade

TATHIANA BARBAR
da Folha Online

O arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Cláudio Hummes, que chegou a ser cotado para substituir o papa João Paulo 2º, afirmou nesta sexta-feira que se sente aliviado com o fim do conclave e a eleição de Bento 16.

"Me sinto livre e feliz. É um peso, uma responsabilidade muito grande assumir este ministério", disse o arcebispo, que celebrou hoje missa na catedral da Sé (região central de São Paulo). Foi o primeiro compromisso de dom Cláudio depois que retornou do Vaticano, na última quarta-feira.

Durante a missa, dom Cláudio usou o Evangelho de João para explicar que na escolha de um papa os cardeais são "intermediários", porque a escolha é "divina".

"Jesus Cristo nos deu o novo papa. Estamos felizes, esperançosos e emocionados com tudo que aconteceu em Roma [na ocasião do conclave]", afirmou.

Dom Cláudio celebrou hoje uma missa especial de ação de graças pelo papa Bento 16 na Catedral da Sé.

O arcebispo também lembrou de João Paulo 2º, que, segundo ele, moveu corações, principalmente dos jovens e dos pobres.

"Ele pregou sem medo e com convicção o Evangelho a todos. Foi admirado e respeitado. O novo papa Bento 16 também será um missionário universal. Alguém que foi chamado por Jesus Cristo. Ele vai consolidar a fé dos cristãos e continuar dialogando com outras religiões", afirmou.

Bento 16

Dom Cláudio afirmou também que Bento 16 será "aberto e misericordioso" com todos, principalmente com os pobres e sofridos. "Bento 16 já disse que todos os católicos têm de estar dispostos a cooperar", afirmou.

Na avaliação do arcebispo, o papa deverá ser acolhedor, pai, irmão e pastor e deverá se dedicar a construir a paz no mundo. "Cada papa é um novo tempo para a igreja. A nós, cabe acolher e ajudar o papa a carregar o peso de sua responsabilidade", afirmou.

Para fazer uma homenagem ao novo papa, dom Cláudio pediu a todos, durante a missa, que aclamassem "Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Bendito, Benedito, Bento".

Leia mais
  • Ainda vai demorar para se ter um papa de 3º Mundo, diz dom Cláudio
  • Dom Cláudio diz que convidou Bento 16 para vir ao Brasil
  • Dom Cláudio lembra de Bento 16 em primeira missa após o conclave

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa Bento 16
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página