Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2005 - 13h17

Lula, Kirchner e Chávez querem rapidez na integração entre países

Publicidade

da Folha Online

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse nesta terça-feira, ao chegar para a Cúpula América do Sul-Países Árabes que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Néstor Kirchner, da Argentina, e Hugo Chávez, da Venezuela, manifestaram, em encontro na noite de segunda-feira, o interesse de que o processo de integração entre os três países se desenvolva mais rapidamente.

Segundo Garcia, o tema integração ficou claro na área petrolífera. "Se anunciou concretamente a disposição de acelerar os investimentos brasileiros na Venezuela e acelerar a instalação de uma refinaria da Petrobras, com participação Argentina, no Nordeste, bem como examinar de forma rápida o programa de prospecção de gás pelas empresas dos três países", revelou Garcia.

Chávez, de acordo com Garcia, demonstrou interesse em estabelecer mecanismos de financiamento ou desenvolvimento na região. "Estaremos estudando esses mecanismos, desde a criação de bancos de fomento na região até a utilização dos instrumentos já existentes, para que estes processos de financiamento se tornem mais ágeis", disse.

Chávez compartilhou com Lula e Kirchner a preocupação com a área social. A sugestão do presidente venezuelano foi a formação de um fundo de apoio social que possa beneficiar os países que enfrentam maior dificuldade na região.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Lula abre Cúpula América do Sul-Países Árabes em Brasília
  • Terrorismo e política roubam discurso econômico da cúpula

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Cúpula América do Sul-Países Árabes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página