Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2005 - 17h29

Oposição protocola pedido de CPI dos Correios

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

Os líderes do PFL e PSDB entregaram na tarde desta quarta-feira à Secretaria Geral da Mesa o requerimento para a criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) mista dos Correios com 222 assinaturas de deputados --inclusive governistas--, e 44 de senadores. O número necessário, definido na Constituição e no regimento do Congresso Nacional é de 171 assinaturas de deputados e 27 de senadores. A comissão terá 180 dias (prorrogáveis) para apurar as denúnicas.

A secretaria precisa agora conferir as assinaturas. Depois, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), precisa marcar uma sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado para ler o requerimento.

Feita a leitura, o Calheiros determina um prazo para que as lideranças partidárias indiquem os integrantes da Comissão. O líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ), adiantou que serão indicados 15 deputados e 15 senadores, sendo que os partidos com maior bancada garantem mais espaço na comissão.

Se os líderes não indicarem seus representantes, cabe ao presidente do Congresso definir quem participará da CPI. A sessão do Congresso Nacional ainda não está marcada. A oposição pede para que a sessão ocorra amanhã.

Leia mais
  • Governo se compromete a cumprir metas da reforma agrária
  • Em reunião com Lula, líderes indicam crise moral
  • PT cede em CPI dos Correios para evitar prejuízo político

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os Correios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página