Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2005 - 19h49

Depoimento de Fortuna na PF pode ter ajudado na saída de Dirceu

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O ex-agente do SNI (Serviço Nacional de Informações), José Fortuna Neves, ao depor na Polícia Federal na tarde desta quinta-feira, pode ter dado o último impulso para a saída de José Dirceu da Casa Civil. Fortuna afirmou que a pasta estaria por trás das gravações que flagraram a cobrança de propina nos Correios.

Segundo seu advogado, Reginaldo Bacci, em seu depoimento, Fortuna disse à PF que entre o fim de 2004 e o início de 2005 foi procurado por um ex-colega de SNI, Edgar Lange, que atualmente trabalha na Abin (Agência Brasileira de Inteligência) com um pedido para que grampeasse os Correios.

Conhecido como Alemão, o agente da Abin teria dito a Fortuna que estava coletando informações sobre a empresa Unisys, pois haveria uma ordem da Casa Civil para retirar a empresa dos contratos com o Ministério da Previdência e os Correios.

"O alemão disse que a gravação foi feita a pedido da Casa Civil. Seria do interesse da Casa Civil", afirmou Bacci, sobre o depoimento de seu cliente.

"Alemão falou que estava fazendo levantamentos a respeito de tal empresa, pois havia uma determinação do Gabinete Civil da Presidência da República de retirar a Unisys dos contratos com o governo, na Previdência e nos Correios", disse Fortuna no depoimento, de acordo com Bacci.

Segundo o delegado Luiz Flavio Zampronha, Edgard Lange pode ser chamado novamente para depor. Durante a investigação, a polícia levantou o nome do agente citado por Fortuna, mas o delegado descartou envolvimento da Abin no caso.

Em seu depoimento, Fortuna disse ainda que o ex-colega de SNI o questionou sobre a Unisys. Ele teria respondido que a empresa "tinha um contrato grande na ECT relacionado ao Tapi (Terminal de Acesso Público à Internet)."

Ainda de acordo com o depoente, o contrato estava parado devido a problemas em seu desenvolvimento. Fortuna informou ainda que Alemão disse ter encaminhado um documento interno para a direção da Abin.

Leia mais
  • Erramos: Depoimento de Fortuna na PF pode ter ajudado na saída de Dirceu
  • Líder do PFL diz que saída de Dirceu era esperada
  • Veja trechos do pronunciamento de José Dirceu
  • Após escândalo do "mensalão", José Dirceu deixa ministério da Casa Civil

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso da mesada no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página