Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2005 - 17h49

Ex-funcionário da Abin falta a depoimento na CPI dos Correios

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O ex-funcionário da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Jairo Martins, de quem teria sido alugado o equipamento para a filmagem do esquema de corrupção nos Correios, desmarcou seu depoimento à CPI, criada para apurar o pagamento de propina na estatal.

No fax enviado à CPI, o advogado de Martins, Jeovah Viana Borges, alegou que seu cliente soube da convocação apenas pela imprensa. Além disso, seu cliente estaria em Campo Grande (MS), preparando mudança de sua família para o Distrito Federal.

O deputado Maurício Rands (PT-PE) disse ter confirmado com a secretaria da CPI o cumprimento de todas as diligências propostas pela comissão. A CPI enviará um novo requerimento de convocação. Se Jairo Martins não comparecer, será levado à comissão parlamentar pela polícia.

Joel Santos Filho, que admitiu ter produzido o vídeo, afirmou que Jairo Martins participaria da última gravação da conversa com o ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material Maurício Marinho. No entanto, teria encontrado um conhecido e funcionário da Abin, Edgar Lange Filho, e por isso teria desistido de presenciar a conversa.

Jairo Martins é tido ainda como o responsável por outras gravações polêmicas, como o vídeo que mostra o ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz, pedindo propina para o empresário de jogos Carlinhos Cachoeira para mediar a renovação de contrato da Caixa Econômica com a empresa de tecnologia Gtech. Outro material atribuído a Martins é a gravação telefônica que levou à cassação do deputado federal André Luiz.

Com a ausência do depoente, a CPI passará a ouvir Arlindo Molina, acusado de tentar extorquir o deputado Roberto Jefferson (RJ).

Leia mais
  • Denise Frossard solicita depoimento de Temer à CPI dos Correios
  • Santos Filho diz que dinheiro dado a Marinho era propina
  • Após bate-boca, CPI inicia depoimento e garante exclusividade para Jefferson

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página