Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2005 - 08h10

Funcionários da SMP&B devem ser novas testemunhas em Conselho

Publicidade

da Folha Online

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pode dirigir sua nova bateria de investigações para os funcionários da agência de comunicação SMP&B, do empresário Marcos Valério de Souza, apontado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) como um dos operadores do suposto "mensalão" --mesada de R$ 30 mil a parlamentares da base aliada em troca de apoio político ao governo federal.

O relator do Conselho --que julga pedido de quebra de decoro contra Jefferson-- o deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), afirmou que pode convidar as pessoas citadas no depoimento desta terça-feira da ex-secretária da SMP&B Fernanda Karina Somaggio ao Conselho.

Fernanda, que declarou em entrevistas à imprensa ter visto "malas de dinheiro" transitando pela empresa, com valores na casa dos milhares de reais em dinheiro, não apresentou provas materiais de suas denúncias. Ela, no entanto, indicou os nomes de funcionários da SMP&B que supostamente teriam conhecimento das movimentações financeiras da agência.

Essas "malas de dinheiro" teriam origem em recursos repassados por empresas privadas e estatais e, supostamente, seriam utilizadas para pagar o "mensalão" a parlamentares federais.

Carneiro afirmou que o depoimento de Karina não trouxe novidades, mas evidencia a necessidade de que as pessoas citadas por ela sejam ouvidas.

A Polícia Federal informou que vai ouvir Valério e que deve convocar os funcionários das empresas do empresário responsáveis pelos saques.

O presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), também avaliou que publicitário deve ser ouvido pelo Conselho. Izar também pretende colocar em votação nesta quarta-feira alguns dos mais de 70 requerimentos apresentados por integrantes do Conselho para convocação de depoentes.

Leia mais
  • Em nova denúncia, Jefferson relaciona corrupção com morte de Celso Daniel
  • Agenda registra reuniões e favores entre Valério e o PT

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso da mesada no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página