Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2005 - 14h25

CPI dos Bingos ainda aguarda documentos sobre Caso Waldomiro

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), informou nesta terça-feira que até o momento a Comissão ainda não recebeu nenhum dos documentos requisitados sobre as investigações do caso Waldomiro Diniz.

Desde a semana passada a CPI dos Bingos solicitou ao Ministério Público do Rio de Janeiro, à Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro) e à Polícia Federal. "A Polícia informou que não pode dispor da documentação, então determinamos que um secretário da CPI vá até a PF para fazer cópias dos documentos", esclareceu o senador.

Efraim informou que também pediu cópia do processo de cassação do ex-deputado André Luiz (sem partido-RJ), acusado de cobrar propina para livrar o nome dos envolvidos no relatório final da CPI da Loterj, instalada na Assembléia do Rio.

Amanhã, a CPI realiza uma reunião pela manhã para votar os vários requerimentos de solicitação de documentos e tomada de depoimentos que já foram apresentados. "Entre os requerimentos há os de convocação de Waldomiro Diniz e de Carlinhos Cachoeira [Carlos Augusto Ramos, empresário do ramo de jogos]", informou Efraim.

Como a CPI não vai trabalhar durante o recesso parlamentar, Diniz e Cachoeira devem depor no início de agosto. "A orientação do Senado é priorizar a CPI dos Correios. Ao que tudo indica a CPI dos Bingos vai começar suas oitivas por estas duas pessoas", avaliou Efraim.

O senador informou que até o momento não foi pedido de convocação do deputado José Dirceu (PT-SP), que era o chefe imediato de Waldomiro Diniz à época em que era titular da Casa Civil.

A CPI dos Bingos foi criada para investigar as denúncias de cobrança de propina junto aos bicheiros e dirigentes das casas. O ex-assessor da presidência foi flagrado em uma fita, cobrando propina de Carlinhos Cachoeira e exonerado do cargo ainda em agosto do ano passado.

Na opinião de Efraim Morais a CPI não foi enfraquecida devido à demora na sua instalação. "As conclusões que foram apresentadas até o momento não foram satisfatórias. Se não tivesse havido a operação abafa por parte do governo, não teríamos toda esta crise que hoje está aí", avaliou o senador.

Leia mais
  • Entenda o caso Waldomiro Diniz
  • Com medo de ser preso, Valério entra com pedido de habeas corpus preventivo
  • Executiva Nacional do PT se reúne em São Paulo
  • Relator de CPI dos Correios confirma que Genoino e Delúbio serão convocados

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Waldomiro Diniz
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página