Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2005 - 11h33

Alvaro Dias vai à Justiça Eleitoral contra PT e Marcos Valério

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) confirmou nesta segunda-feira que seu partido vai ingressar com uma ação na Justiça contra o PT, por crime eleitoral. Os advogados tucanos preparam a ação que será apresentada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A decisão de acionar a Justiça ocorreu após a confissão do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, em entrevista ao "Jornal Nacional", da TV Globo, no último sábado, de que financiou a campanha de 2004 de seu partido e de vários outros da base, com dinheiro de caixa dois, isto é, não contabilizado pelo partido.

Os recursos para a formação do caixa dois petista foram tomados como empréstimos bancários feitos pelo publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza. "Há uma associação espúria entre Marcos Valério e o PT. A caução destes empréstimos são as contas que ele [Valério] tem com o erário", afirmou Alvaro Dias.

Na avaliação do senador tucano, houve crime eleitoral caracterizado na formação do caixa dois e no pagamento do dinheiro. O crime foi confessado tanto por quem fez o pagamento como por quem o recebeu, segundo Dias.

"Eles tentaram restringir seus crimes confessando o crime eleitoral, mas não conseguiram", avaliou Dias, para quem o PT e Marcos Valério cometeram juntos vários outros crimes, entre eles o de sonegação fiscal.

Integrante da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) mista dos Correios, Alvaro Dias defendeu hoje que o novo depoimento de Marcos Valério seja adiado para a próxima semana e que nesta quinta-feira seja ouvida a sua mulher, Renilda Fernandes de Souza. "Ela tem que ser ouvida primeiro. Acredito que ela vai nos falar muito mais verdades do que ele."

Leia mais
  • Erramos: Alvaro Dias vai à Justiça Eleitoral contra PT e Marcos Valério
  • Contrato com os Correios garantiu crédito em empréstimo a Valério
  • Lula deve concluir reforma ministerial nesta semana

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página