Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2005 - 15h44

Silvio Pereira diz que partidos brigavam por vagas nos Correios, BB e IRB

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O ex-secretário geral do PT Sílvio Pereira afirmou nesta terça-feira que as maiores disputas por indicações de cargos entre os partidos da base aliada ao governo se centralizavam nas estatais, principalmente nos Correios, no Banco do Brasil, no Petrobras e no IRB (Instituto de Resseguros do Brasil).

Pereira está prestando depoimento desde o início da manhã de hoje na CPI dos Correios e informou que jamais fez indicações para diretorias do IRB, dos Correios ou de Furnas. O secretário reafirmou que sua principal esfera de influência estava centralizada nos governos estaduais, em especial do PT.

Lula Marques/FI
O ex-secretário-geral do PT, Silvio Pereira
O ex-secretário-geral do PT, Silvio Pereira
O ex-dirigente petista confirmou que sempre manteve negociações com os dirigentes dos principais partidos aliados e que vários destes encontros contaram com a presença do então presidente nacional do PTB Roberto Jefferson (RJ).

Gushiken

Segundo o ex-dirigente petista, o secretário de Comunicação e de Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, criou durante a transição de governo, no final de 2002, um sistema de indicação para cargos de confiança no governo que contava com 5 mil nomes.

À CPI, Pereira informou que Gushiken repassou os dados aos ministros para que os usassem como referência nas contratações. O ex-secretário geral do PT reafirmou que sua influência na formação das equipes não era "tão grande quanto se imagina" e os ministros fizeram a maioria das indicações sem a sua interferência.

De acordo com ele, o cadastro de nomes não foi mais utilizado após os primeiros meses do governo.

Leia mais
  • Silvio Pereira confirma que recebeu presidente da Skymaster
  • Ex-dirigente nega ter influenciado em formação de diretoria de estatais
  • Silvio Pereira diz que nunca nomeou ninguém para cargos no governo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Silvio Pereira
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página