Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2005 - 08h56

Gilberto Dimenstein: Mais uma prova de desinformação

Publicidade

GILBERTO DIMENSTEIN
Colunista da Folha Online

Está cada vez mais claro que parte da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se sustenta nos baixos níveis de escolaridade e desinformação. A última pesquisa do Datafolha, publicada nesta quinta-feira na Folha de S.Paulo, é mais uma prova, ao mostrar que, na área social, o que mais agrada aos cidadãos é o programa Fome Zero. Nem mais o governo alardeia esse plano.

E não alardeia porque se percebeu que o Fome Zero foi mais uma bandeira de marketing do que propriamente uma ação articulada, consistente, com indicadores claros. No meio do caminho, constatou-se, por números oficiais, que a desnutrição era muito menor do que se imaginava e que o número de obesos entre os mais pobres era muito, mas muito maior do que se imaginava.

Não quero dizer que a política social do PT não tenha méritos. Tem, e vários. Um deles é a unificação dos programas de renda mínima no Bolsa-Família, o aumento do ensino fundamental para nove anos, o Prouni, facilitando que mais jovens entrem e se mantenham numa faculdade privada, expansão dos programas de planejamento familiar, especialmente entre os mais jovens.

O Fome Zero tem pouco ou quase nada o que mostrar, mas, graças ao marketing, é o que mais aparece.

Comentários sobre esta coluna estão no www.dimenstein.com.br.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página