Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2005 - 17h18

Genu, Valério e Renilda depõem na Polícia Federal

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Federal de Minas Gerais ouviu nesta sexta-feira, das 9h às 11h, o casal Marcos Valério Fernandes de Souza e Renilda Maria Santiago Fernandes de Souza, ambos sócios da agência de publicidade SMPB. Segundo a assessoria da polícia, ambos foram ouvidos por conta de inquérito aberto para apurar crime de sonegação previdenciária, aberto a pedido da auditoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Minas Gerais. A polícia não informou a quantia supostamente sonegada pela SMPB.

Em seu depoimento, Valério e Renilda confirmaram que a empresa foi multada pelo INSS e que eles interpuseram um recurso para negociar o pagamento. O inquérito foi aberto no último dia 4 e deve prosseguir com o depoimento dos demais responsáveis pela agência de publicidade, sediada na capital mineira.

Ainda de acordo com a PF, ambos são diretores-administrativos da SMPB e não têm responsabilidade direta sobre a parte previdenciária da empresa. A SMPB e o empresário Marcos Valério está no "olho do furacão" do maior escândalo política da gestão Lula.

Documentos levantados até o momento apontam que as contas da agência eram utilizadas como uma espécie de "caixa 2" para o financiamento de campanhas eleitorais de vários partidos. Marcos Valério também é apontado como o operador financeiro do suposto "mensalão", pagamento de prêmio mensal a parlamentares da base aliada pelo governo, acusação que o empresário terminantemente.

Brasília

Em Brasília, João Cláudio Genu, ex-chefe de gabinete do deputado federal José Janene (PP-PR), compareceu à Polícia Federal para falar sobre os saques realizados no Banco Rural. Nos documentos entregues à Justiça pela instituição, Genu aparece como um dos sacadores de dinheiro nas conta das empresas de Valério.

O deputado federal Janene é líder da bancada do PP na Câmara e foi apontado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) como um dos distribuidores da mesada a parlamentares da base aliada.

O depoimento de Genu é o primeiro de uma série que será feita pela Polícia PF. O delegado Luiz Flávio Zampronha ouvirá ainda cerca de 30 pessoas que fizeram saques nas contas do publicitário.

Semana que vem, Zampronha irá ouvir em Belo Horizonte Geisa Dias e Simone Vasconcellos, funcionárias da SMPB. O policial Davi Rodrigues Alves, que aparece nos documentos do Rural, também será ouvido.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • PT estuda pedir ampliação de quebra de sigilo de Valério para dez anos
  • Polícia Federal vai ouvir testemunhas para CPI dos Correios
  • STF nega pedido de prisão preventiva de Marcos Valério

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página