Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2005 - 15h53

Sobrevivência política de Lula corre risco, diz "Financial Times"

Publicidade

da Folha Online

A sobrevivência política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi colocada em dúvida após a revelação de que o PT financiou ilegalmente a campanha que o elegeu para o cargo em 2002, segundo reportagem publicada hoje pelo site do jornal britânico "Financial Times".

A reportagem, assinada pelo correspondente em São Paulo, Raymond Colitt, obteve grande destaque no site americano do jornal e foi editada logo abaixo da manchete, que tratava sobre o déficit comercial dos EUA.

O jornal destaca o depoimento do publicitário Duda Mendonça, que ontem reconheceu ter recebido dinheiro do caixa dois do PT por meio de uma conta aberta nas Bahamas em 2002. O dinheiro teria financiado campanhas do PT naquele ano, incluindo a do presidente Lula, e veio do empresário Marcos Valério, que teria pedido a Duda a abertura da conta.

O "Financial Times" também lembra que Lula, durante pronunciamento na TV hoje, se recusou a aceitar a responsabilidade direta pelos atos ilícitos, dizendo-se "traído".

O jornal afirma ainda que, pela primeira vez, uma pesquisa eleitoral apontou para a derrota de Lula no segundo turno em 2006. Segundo o Datafolha, o tucano José Serra teria 48% das intenções de voto, contra 39% de Lula, em um eventual embate no próximo ano.

Leia mais
  • PSOL quer plebiscito para decidir sobre continuidade de Lula no cargo
  • Presidente do PL diz que Lula sabia de repasse de verba

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no governo Lula
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página