Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2005 - 09h16

Relator apresenta parecer sobre processo de cassação de Jefferson

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O relator do processo de perda de mandato do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), apresenta oficialmente nesta quinta-feira, às 9h30, ao Conselho de Ética da Câmara, seu parecer sobre a cassação do ex-presidente do PTB.

Carneiro alega que não há nada de concreto que confirme as denúncias do suposto pagamento de mesada a parlamentares da base em troca de apoio político, o chamado "mensalão", denunciado por Jefferson. "Há muitos indícios, mas nada foi provado."

O relator aponta também que Jefferson admitiu prática de crime eleitoral após confessar ter recebido R$ 4 milhões de caixa dois do PT.

Carneiro diz ainda que o deputado mentiu ao Conselho sobre a realização de uma reunião com a bancada do PTB para tratar da proposta do "mensalão". A reunião foi desmentida pelo líder do PTB na Câmara, deputado José Múcio Monteiro (PE), em seu depoimento ao Conselho.

Processos

O deputado fluminense tem três processos abertos contra ele pela presidência do PL, que o acusa de quebra de decoro parlamentar e pede a perda de seu mandato em todas as ações.

Na primeira, Jefferson é acusado de quebra de decoro por ter feito as denúncias sobre o "mensalão" sem apresentar provas. O segundo processo, que só será encerrado em setembro, acusa o deputado de ter recebido ilegalmente recursos de campanha.

A terceira representação acusa o ex-presidente do PTB de quebra de decoro por ter participação na ocultação de cargas roubadas pela Polícia Rodoviária Federal.

Leia mais
  • Genro de Jefferson nega ser fiscal do "valerioduto"

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página