Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2005 - 15h19

Deputados e senadores reagem às declarações de Severino

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), de barrar a remissão do relatório com o nome dos 18 parlamentares que sacaram recursos das contas de Marcos Valério Fernandes de Souza ao Conselho de Ética recebeu críticas hoje no Congresso Nacional.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tentou evitar o assunto, mas afirmou que declarações "subjetivas" não ajudam as investigações. "Qualquer coisa que o presidente do Congresso fizer julgando ou pré-julgando com declarações subjetivas atrapalha as investigações", afirmou.

"Do ponto de vista do Congresso Nacional e do Senado, nós vamos fazer tudo, absolutamente tudo para que haja a investigação, para que ela se aprofunde, para que haja uma punição exemplar. Aqui no Senado ninguém ouviu falar em pizza e não vai ouvir falar em pizza", acrescentou.

Na reunião com Calheiros, os presidentes e relatores das CPIs do Mensalão e dos Correios decidiram concluir em conjunto o relatório com os 18 nomes de deputados. Assim, aumentam a pressão política para que Severino não breque as punições contra deputados.

O relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse, antes da reunião, discordar da posição do presidente da Câmara. Severino havia dito que apenas a Mesa Diretora da Câmara, presidida por ele, ou partidos políticos poderiam enviar representações contra parlamentares diretamente ao Conselho de Ética.

"Evidentemente a Mesa da Câmara não é só o Severino. Acho que houve precipitação porque, enquanto não se conhece o documento, não se tem como dizer que ele ainda não seja suficiente para encaminhamento, a não ser que se parta do pressuposto de que nada que saia da CPI possa ir ao Conselho de Ética. Se essa é a regra, eu discordo", afirmou. E continuou: "Ai do Congresso Nacional se não mostrar para a sociedade que não vai cortar na própria carne".

Leia mais
  • Severino diz que "mensalão" não existe e defende punição branda

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página