Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2010 - 11h36

Lula comemora Dia do Índio em visita a reserva Raposa/Serra do Sol

Publicidade

colaboração para a Folha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita nesta segunda-feira (19) a reserva indígena Raposa/Serra do Sol, em Roraima, em comemoração ao Dia do Índio e do aniversário de um ano desde a homologação das terras. A organização da festa espera agrupar 18 mil indígenas para receber a visita de Lula.

O primeiro compromisso de Lula durante a viagem é um encontro com líderes indígenas em uma escola da região. Ele depois segue para uma cerimônia pelo Dia do Índio e para um almoço no município de Uiramutã.

Um ano depois da homologação da reserva pelo STF, a região continua foco de tensão entre índios, Estado e agricultores. Em março, líderes dos índios acusaram o governo estadual de entrar irregularmente na área para elaborar estudos sobre a construção de hidrelétricas. Questionado, o governo disse que "respeita a lei" e que a terra indígena não é totalmente "fechada".

Homologação

A região da reserva foi alvo da mais emblemática batalha judicial envolvendo terras indígenas no país a partir da retirada de grandes fazendeiros da área demarcada, em 2008. No mesmo ano, produtores de arroz e criadores de gado que ocupavam irregularmente o território entraram com uma ação popular na Justiça questionando a legalidade da área.

A disputa pela Raposa/Serra do Sol na Justiça terminou em 2009, quando os últimos não índios deixaram a área, sob ordem do STF. O governo do Estado foi um principais opositores da demarcação da terra de forma contínua. Anchieta Júnior (PSDB), governador do Estado, chegou a dizer que a área se tornaria um "zoológico humano". O governo argumentou que 46% de seu território é demarcado como terra indígena.

Cerca de 19 mil índios de cinco etnias vivem na região, de 1,7 milhão de hectares, agrupados em quase 200 aldeias, chamadas de malocas. O maior grupo é da etnia macuxi, que convivem com wapichana, taurepang, ingaricó e patamona.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página