Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2005 - 17h00

"Elitezinha" tentou me derrubar, diz Severino, em discurso

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE) afirmou nesta quarta-feira que uma "elitezinha" tentou derrubá-lo do cargo. Severino discursou no plenário da Casa antes de anunciar sua esperada renúncia. Em suas declarações, o deputado relembrou sua infância, sua carreira política até a presidência e afirmou que vai voltar à Câmara. "Voltarei. O povo me absolverá", disse ele, como fecho do discurso.

Citando um deputado, Severino afirmou sobre si mesmo: "A queda do presidente do baixo clero, lógico, é a vitória dessa elitezinha que fez tudo para derrubá-lo e ridicularizá-lo".

O parlamentar também prometeu provar sua inocência e afirmou que seus acusadores "não estão preocupados em apurar a verdade mas apenas em fazer sangrar a vítima diante dos clamores de sangue e de vingança". Em uma referência ao empresário Sebastião Buani, que o acusou de receber propina e foi o pivô da crise, chamou-o (sem, no entanto, citar o nome) de "um empresário, que precisava da mentira para encobrir as dívidas crescentes de seus restaurantes".

Segundo ele, a renúncia foi sua única saída porque já sabia ser "condenado de antemão. Minha culpabilidade foi declarada, sem apelação, antes das provas e mesmo, do processo e minha condenação veio antes de qualquer sentença: veio pela imprensa, veio pela voz de alguns poucos".

Em uma retrospectiva dos meses que passou na presidência, o deputado afirmou que promoveu uma economia de R$ 120 milhões e a votação de leis "de interesse da população", que "foram desengavetados".

Citou como exemplo a lei das células-tronco, que "abre novos horizontes para o tratamento de doenças crônicas". A lei, em princípio, teve oposição de Severino, que alegou convicções religiosas, mas foi convencido pela filha, a deputada estadual pernambucana Ana Cavalcanti (PP-PE).

Leia mais
  • Tumulto marca final de discurso de Severino
  • Severino Cavalcanti renuncia ao mandato e diz que voltará
  • Saiba mais sobre o ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Severino Cavalcanti
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página