Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2005 - 13h27

Lula aconselha Meirelles a não se filiar a um partido para disputar eleição

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aconselhou ontem o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, a não se filiar a um partido político para eventualmente disputar a eleição para governador de Goiás em 2006.

Ontem, Lula conversou com Meirelles e, de acordo com um senador governista, teria pedido para o presidente do BC permanecer no cargo. Depois, o presidente do BC foi ao ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, e conversou com o líder do PTB na Câmara dos Deputados, José Múcio (PE).

Meirelles teria dito estar em dúvida e não fechou um acordo até o final da noite. Hoje, último dia para a filiação de quem pretende disputar as eleições, Meirelles teria uma última conversa com os petebistas.

No Estado, Meirelles é próximo ao governador Marconi Perillo (PSDB) e teria seu apoio na disputa. No PMDB, o presidente do BC não teria espaço, já que o senador governista licenciado, Maguito Vilela, pretende disputar o governo do estado. Além do que, PSDB e PMDB são adversários no Estado.

Crise

No início do ano, era dada como certa a saída de Meirelles do Banco Central para concorrer ao governo de Goiás. Alvo de denúncias de crime contra o sistema financeiro e evasão de divisas, Meirelles foi elevado ao posto de ministro e passou a ser investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Porém, o surgimento de novas denúncias de corrupção contra integrantes do governo, como o ex-ministro da Previdência Romero Jucá, e a deflagração da crise provocada pelas denúncias de corrupção nos Correios e no Congresso Nacional, Meirelles saiu do foco e permaneceu no cargo.

Leia mais
  • Lula abre reunião de chefes de Estado da Comunidade Sul-Americana de Nações
  • Lula impede Renan de participar de reunião com presidente da Câmara

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente Lula
  • Leia o que já foi publicado sobre Henrique Meirelles
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página